Escola EB 2,3 de Santa Marta de Penaguião vai custar 3ME

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Marta de Penaguião, 22 jul (Lusa) -- A Câmara de Santa Marta de Penaguião anunciou hoje o início da construção da escola EB 2,3, num investimento de três milhões de euros que poderá ajudar a implementar o ensino secundário pela primeira vez no concelho.

O presidente do município, Luís Machado, disse à agência Lusa que o novo estabelecimento escolar irá ocupar o espaço do atual, que será demolido, e que as aulas decorrerão em contentores no próximo ano letivo.

O autarca salientou que a obra decorrerá em "tempo recorde", prevendo que a escola entrará em funcionamento no ano letivo 2015/2016.

"É uma obra extremamente importante para o concelho pela sua dimensão, é a maior de sempre em termos de montante de investimento e é essencial porque é uma aposta no conhecimento", salientou.

Salientou ainda que a construção desta escola é uma prioridade, até porque a atual foi construída em 1976 e "já não reúne as condições para albergar os alunos".

O atual estabelecimento de ensino é frequentado por cerca de 300 alunos dos segundo e terceiro ciclos.

Mas a grande ambição de Luís Machado é dotar o concelho, pela primeira vez, com o ensino secundário, designadamente o 10.º e 11.º anos.

"Confiamos que vamos poder alargar o ensino ao secundário. Esse será o nosso grande objetivo, mas estamos também a fazer esforços para que abra aqui também um curso tecnológico", frisou.

Luís Machado quer concertar com as escolas de Peso da Régua e Vila Real, para onde os jovens do concelho se deslocam atualmente para estudar depois de concluírem o 9.º ano, e criar em Santa Marta de Penaguião "opções diferentes" que até possam atrair estudantes dos concelhos vizinhos.

O autarca acredita que este novo estabelecimento escolar pode vir a ser um incentivo para que mais famílias se fixem no concelho duriense, também muito afetado pelo despovoamento e pelo envelhecimento.

"Isto porque vamos dar a garantia de uma educação de excelência, o que para muitos é uma preferência", frisou.

O investimento ronda os três milhões de euros, comparticipados em 85% por fundos comunitários e 7,5% pelo Ministério da Educação. Os restantes 7,5% serão pagos pela autarquia duriense.

"Nós temos que recuperar de uma situação financeira que não era boa e isso obriga-nos a um grande sacrifício, mas esta era uma obra necessária para o concelho", frisou.

PLI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.