Risco muito elevado de incêndio em 15 distritos do continente

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 jul (Lusa) -- Quinze concelhos dos distritos de Faro, Setúbal, Santarém Guarda, Portalegre e Castelo Branco apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página na internet.

De acordo com informação disponibilizada pelo IPMA às 06:00, os concelhos de Monchique, Portimão, Alcoutim (Faro), Grândola (Setúbal), Portalegre, Castelo de Vide e Marvão (Portalegre), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Proença-a-Nova, Oleiros, Covilhã e Belmonte (Castelo Branco) e Sabugal (Guarda) estão hoje em risco muito elevado de incêndio.

O IPMA colocou ainda vários concelhos dos distritos de Faro, Évora, Beja, Setúbal, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Guarda, Bragança, Viseu e Vila Real em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou no domingo 31 incêndios que foram combatidos por 785 bombeiros, com o apoio de 205 veículos.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até ao final da manhã e para o final do dia.

Prevê-se também vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado em especial durante a tarde, de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e de sudoeste na costa sul do Algarve.

Nas terras altas do interior Norte, o vento vai soprar moderado a forte de nordeste durante a noite e manhã.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral a norte do Cabo Raso e pequena subida de temperatura, em especial da mínima e nas regiões do interior.

Na Madeira prevêem-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte e vento em geral fraco do quadrante norte, tornando-se gradualmente moderado.

Para os Açores, prevêem-se períodos céu muito nublado com boas abertas, por vezes pouco nublado para a tarde, aguaceiros e vento norte moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 29 graus Celsius, no Porto 25, Faro 28, Évora e Beja 37, Castelo Branco 35, Portalegre 34, Braga, Bragança e Vila Real 32, Viseu 31, Guarda 28, Coimbra 29, Funchal 27 e Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 24.

DD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".