Europeu2014 Sub-19: Hélio Sousa quer Portugal a vencer Hungria e garantir fase seguinte

| Desporto
Porto Canal / Agências

Redação, 21 jul (Lusa) - O selecionador Hélio Sousa afirmou hoje que Portugal pretende vencer o jogo de terça-feira, frente à Hungria, para garantir desde já o apuramento para a fase seguinte do Europeu de sub-19 e para o Mundial de sub-20 de futebol.

Tendo em vista o segundo encontro do Grupo A da fase final, frente ao combinado anfitrião do torneio, o técnico luso avisa, em declarações difundidas pela página oficial da FPF: "Vamos dar tudo para vencer a Hungria".

"Vai ser um jogo complicado, mas uma vitória dar-nos-á acesso à fase seguinte da prova, além de nos confirmar no Mundial de Sub-20 de 2015. Só isso nos interessa", resumiu, para o que conta com os 3-0 sobre Israel, na primeira jornada.

Sobre o adversário, avisou que os húngaros "arriscam mais do que Israel e aceleram muito o jogo", sendo que "também recorrem muitas vezes à falta para travar os adversários", algo de que vai tentar "tirar proveito".

A derrota da Hungria frente à Áustria, por 3-1, na primeira jornada "é exagerada", segundo Hélio Sousa, que não encontrou "as diferenças que o resultado insinua".

Segundo o técnico, o lado mental é importante na preparação de Portugal, recordando que tem "quatro atletas - Marcos Lopes, Tomás Podstawski, Rebocho e Rafa - que participaram na edição passada do Europeu sub-19 e que transmitem as suas vivências aos colegas, ajudando-os a lidar com a pressão de uma grande competição".

"O mais importante é sermos uma equipa equilibrada emocionalmente, para estarmos à altura da exigência do jogo e para lidarmos bem com a presença massiva de público", sustentou, garantindo que os seus comandados gostam de ver bancadas cheias, "mesmo que a multidão seja hostil" para as suas cores.

O avançado Nuno Santos vai falhar o encontro com a Hungria e é a única baixa na seleção às ordens de Hélio Sousa, devido a uma lesão contraída no treino de domingo e que o impossibilitou de treinar hoje de manhã.

O árbitro norueguês Tore Hansen, de 36 anos, foi escolhido pela UEFA para dirigir o segundo encontro de Portugal em Felcsút.

AAB // NFO

Lusa/Fim.

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

Daymaro Salina: "A equipa está confiante de que vai ganhar"

O FC Porto “está confiante de que vai ganhar” e vai “surpreender” o Sporting de forma a impor ao líder “a primeira” derrota no campeonato no próximo sábado (20h00, Porto Canal/FC Porto TV). As palavras são do capitão, Daymaro Salina, que explicou que “o ponto forte tem de ser a defesa” e o apoio nas bancadas: “É um clássico, esperamos um pavilhão cheio para nos dar uma grande ajuda”. Os Dragões são segundos classificados com 35 pontos, menos quatro do que os lisboetas.