Catorze curtas-metragens no Festival Vistacurta de Viseu

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 21 jul (Lusa) - O diretor do Cine Clube de Viseu, Rodrigo Francisco, anunciou hoje que foram pré-selecionadas 14 curtas-metragens para a quinta edição do Festival Vistacurta, que apresenta os vencedores das cinco categorias a 30 de julho.

"Concorreram à 5.ª edição do Festival Vistacurta 47 curtas-metragens, tendo sido pré-selecionadas 14 em cinco categorias: cinco em ficção, uma escolar, uma de animação, quatro experimentais e três documentários", avançou.

Durante a apresentação da 5.ª edição do Festival de Curtas de Viseu - Vistacurta, que decorreu hoje à tarde, Rodrigo Francisco sublinhou que haverá um vencedor por categoria e, por fim, a escolha do melhor filme Vistacurta 2014, a cargo de um júri composto por Leonor Keil, Hugo Santos e Pedro Coutinho.

A sessão de apresentação dos vencedores está agendada para as 21:45 do dia 30 de julho, em sessão ao ar livre a decorrer na Praça D. Duarte, em Viseu.

Esta quinta edição conta com curtas-metragens que chegaram um pouco de toda a região e não apenas do concelho de Viseu ou concelhos limítrofes.

"Recebemos filmes que não são apenas da cidade ou do concelho, mas de toda a região. É interessante sentir que há confiança dos criadores e que é importante existir uma plataforma que divulgue trabalhos de distritos vizinhos", esclareceu.

O diretor do Cine Clube de Viseu aproveitou ainda a ocasião para destacar que em breve será disponibilizada uma mediateca, que conta com um acervo que ascende a 250 trabalhos.

"Parte substancial da produção audiovisual da região nos últimos cinco anos encontra-se reunida num acervo que brevemente ficará disponível", informou.

A vereadora da Cultura da Câmara de Viseu, Odete Paiva, destacou a realização da iniciativa "Cinema na Cidade", com exibição de filmes ao ar livre de 28 a 31 julho.

"Esta é uma atividade que se desenvolve há muito tempo e que vai continuar a desenvolver-se no Largo D. Duarte. Vamos continuar a dinamizar o centro histórico com uma atividade que é muito querida à cidade", considerou.

Sobre o Festival Vistacurta, realçou o facto de ser sobre a região de Viseu ou sobre pessoas de Viseu.

"Esta tónica de Viseu ser denominador comum a qualquer uma das curtas que aparece é extremamente importante para afirmar a nossa cidade e a nossa identidade, descobrindo novos talentos", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Prazo para candidaturas de educadores e professores estendido até quinta-feira

O Ministério da Educação decidiu estender até quinta-feira o prazo para a submissão de candidaturas aos concursos para colocação de educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário das escolas públicas.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.