Feira quer potenciar granito de Vila Pouca de Aguiar

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Feira do Granito de Vila Pouca de Aguiar, que decorre de 01 a 03 de agosto, quer potenciar o setor que emprega um terço da população do concelho e que também sofreu com a crise.

O setor do granito é o "motor da economia" em Vila Pouca de Aguiar. Uma das principais apostas do município é precisamente a manutenção da indústria do granito e dos postos de trabalho.

"O objetivo da feira é potencializar o granito que tem uma importância enorme na socioeconomia local", afirmou presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, que falava durante a apresentação do certame, numa pedreira do concelho.

Numa organização conjunta entre a autarquia e a Associação dos Industriais do Granito (AIGRA), a feira visa ainda facilitar oportunidades de negócio e a conquista de novos mercados.

Segundo o município, o concelho tem a sua maior fonte de emprego nesta área, com cerca de um terço da população, ou seja, 4.350 pessoas abrangidas de forma direta e indireta.

Em 2012, o setor movimentou cerca de 150 milhões de euros no concelho, um dos valores mais baixos dos últimos anos.

No ano passado, a quebra manteve-se mas, segundo o presidente da AIGRA, Domingos Ribeiro, em 2014 perspetiva-se alguma retoma.

Às quebras no volume de negócios, o responsável acrescentou outras dificuldades, como a introdução de portagens e o aumento dos preços de combustíveis.

Para tornar o setor mais competitivo, associações, núcleos empresariais e autarquias estão a subscrever um manifesto em defesa do setor do granito, que será entregue ao Governo, e no qual reivindicam, entre outros, eletricidade e gasóleo bonificado, o fim das garantias bancárias para quem abre ou expande atividade ou a revisão da lei dos explosivos.

Um dos pontos altos da Feira do Granito volta a ser o "Arrastão da Grande Pedra".

Populares das freguesias do concelho vão unir forças para arrastar toneladas de rocha, tratando-se, segundo a organização, de um "regresso às origens que pretende homenagear a pedra rainha da região, o granito, e destacar a força e a determinação das gentes do interior".

Antigamente, antes de se recorrer à ajuda dos animais, era com a força dos braços do homem que se transportavam as pedras para a construção de casas ou monumentos.

No recinto da feira vão estar 155 expositores, muitos dos quais ligados ao setor do granito, mas também ao artesanato e ao associativismo locais.

Alberto Machado destacou ainda a assinatura, durante o certame, de um protocolo de colaboração entre o município e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Luxemburguesa.

+ notícias: Norte

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.

Encontrado corpo de pescador desaparecido no rio Douro em Bragança

O cadáver de um pescador de 54 anos foi recuperado esta terça-feira ao início da noite, pois ter sido dado como desaparecido nas margens do Douro Internacional, em Mazouco, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, disse à Lusa fonte da GNR.