Encerramento de escolas é "absurdo e desfasado da realidade" - Os Verdes

| Política
Porto Canal / Agências

Castro Daire, 19 jul (Lusa) - A deputada do Partido Ecologista "Os Verdes" Heloísa Apolónia defendeu hoje que o encerramento de escolas é "absurdo e desfasado da realidade" e defendeu que o Governo se deve reunir com estruturas locais "para se encher de realismo".

"O encerramento de escolas que o Governo pretende levar a cabo é abrupto, absurdo e desfasado da realidade. Quando a política educativa se gere em função de números está tudo estragado e revela uma má-fé, na nossa perspetiva, que gostaríamos de denunciar", alegou.

No final de uma reunião com a Federação Regional das Associações de Pais de Viseu (FRAPViseu) e com representantes de pais e encarregados de educação, que decorreu ao longo da manhã em Castro Daire, a deputada do PEV sublinhou a importância de não se desmobilizar até haver um recuo do Governo.

"Para nós é determinante que qualquer reordenamento da rede escolar não seja feita à margem de um entendimento com as estruturas locais, neste caso com as autarquias e naturalmente, com os representantes concretos de pais, professores e toda a comunidade escolar", sustentou.

"Verificamos por parte deste ministério um autoritarismo atroz, um comando concreto sem ter em conta a realidade específica e as vontades das pessoas que estão no terreno. Era importante que o Ministério da Educação realizasse estas reuniões com regularidade, porque estas reuniões enchem-nos de realidade e realismo", apontou.

Para a deputada do PEV, o encerramento das escolas deve ser analisado caso a caso, tendo em conta as caraterísticas da região e a opinião dos pais, que "devem ter o direito de dizer se querem uma criança numa escola com 13 ou 14 alunos ou se preferem que faça uma viagem de uma hora ou mais"

Heloísa Apolónia mostrou-se também preocupada com o esvaziamento do interior do país, agravado pelo encerramento de serviços públicos.

"Já não se trata só da concentração populacional no litoral, que é uma coisa perfeitamente absurda, mas o esvaziamento do país para o exterior com os níveis de emigração que temos neste momento", acrescentou.

Já o dirigente da FRAPViseu, Rui Martins, lamentou que o distrito de Viseu fosse o "mais fustigado" pela decisão do Governo, que anunciou o encerramento de 57 escolas.

"Muitas destas escolas deviam manter-se abertas porque não houve diálogo prévio com os pais, para se acautelar se fazia sentido ou não encerrar. Nós somos a favor da escola inclusiva, não defendemos uma escola com seis alunos, mas neste momento não há nenhuma escola com estes números no país", frisou.

Segundo a listagem divulgada pelo ministério, o distrito de Viseu é aquele onde vão encerrar mais escolas, um total de 57, nos concelhos de Cinfães (nove), S. Pedro do Sul (oito), Tondela (sete), Viseu e Moimenta da Beira (seis), Nelas e Oliveira de Frades (quatro), Vouzela (três), Sernancelhe, Tabuaço, Mangualde e Vila Nova de Paiva (duas) e Castro Daire e Sátão (uma).

O Ministério da Educação e Ciência anunciou no mês passado que vai fechar 311 escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico e integrá-las em centros escolares ou outros estabelecimentos de ensino, no âmbito do processo de reorganização da rede escolar.

CMM // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.