Câmara de Chaves dá benefícios fiscais a quem investir no concelho

| Norte
Porto Canal / Agências

Chaves, 03 jul (Lusa) - A Câmara de Chaves vai conceder benefícios fiscais a Projetos de Interesse Municipal (PIM) para tornar o concelho mais atrativo com a criação de novos negócios, informou hoje à Lusa o vice-presidente da autarquia.

António Cabeleira afirmou que os projetos de investimentos classificados como PIM estarão isentos, total ou parcialmente, de impostos municipais com o objetivo de atrair ao concelho de Trás-os-Montes novas ideias de negócio que estimulem a fixação de população, a criação de emprego e de riqueza.

Para beneficiar da isenção ou redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) ou do Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), o promotor do investimento deverá manter afeto à atividade o investimento, assim como a sua localização num período mínimo de cinco anos.

Além disso, o investimento deverá ter um valor base de 250 mil euros.

A atribuição dos benefícios fiscais terá em consideração o valor do investimento, número de postos de trabalho que cria, tempo de implementação do projeto, promotores com idade até aos 35 anos e sede da empresa no concelho de Chaves.

O objetivo, frisou, é captar investimento nacional e estrangeiro para dinamizar a região e atrair pessoas.

"Todas as iniciativas de caráter agrícola, agroindustrial, comercial, industrial, turístico e cultural que se instalem ou relocalizem em Chaves serão apoiadas, desde que criem emprego, sejam importantes para o desenvolvimento económico, contribuam para a diversificação do tecido empresarial e reordenamento industrial", afirmou o autarca social-democrata.

Aos empresários, a autarquia disponibiliza um gabinete da promoção do investimento (GPI) que lhes presta apoio técnico, administrativo e informativo, através de um gestor de projeto.

Além de prestar apoio na elaboração dos projetos, o gabinete fará estudos de viabilidade económica e estudos de mercado, estabelecendo interfaces com as diferentes áreas municipais e com as entidades intervenientes no domínio empresarial.

SYF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.