Festival Avanca 2014 com 11 filmes em estreia mundial

| País
Porto Canal / Agências

Estarreja, 17 jul (Lusa) - O festival de cinema "AVANCA 2014", coorganizado pelo Cineclube de Avanca e pelo Município de Estarreja, que decorre entre os dias 23 a 27, vai ter 11 estreias mundiais e 47 estreias nacionais, anunciou hoje a organização.

A perfazer 18 anos, o festival tem-se afirmado ao longo dos anos como "um espaço livre e independente" e procura ser "o espelho do que por cá se faz", segundo Costa Valente, do Cineclube de Avanca, dando como exemplo o filme "Pecado Fatal", de Luís Diogo.

O objetivo continua a ser "distribuir o resultado da criatividade" a quem visita o espaço, em vertentes como curtas de animação, ficção e comédia, continuando a apostar nas estreias.

De mais de dois mil filmes inscritos, foram selecionados 57, sendo 11 deles estreias mundiais e 47 a primeira vez que são exibidos a nível nacional.

O AVANCA 2014 mantém o figurino de "Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia", sendo de assinalar, nesta última, a exibição de "Neblina", um filme interativo de Bruno Mendes da Silva, produzido na Universidade do Algarve, em que os espetadores podem interagir com a exibição através do telemóvel.

"Tudo o que há de novo em multimédia tem sido aqui experimentado", comenta Costa Valente, que antevê que "o que há de mais inovador" esteja em apreciação nas conferências científicas, em que, pela primeira vez, as comunicações brasileiras suplantam as portuguesas.

Quanto aos "workshops" que foram noutros anos um dos atrativos do festival, face à oferta de formação que hoje em dia existe, a organização resolveu alterar o formato para um "combate de cineastas".

Com isso espera-se gerar um "combate de ideias" para novos filmes, que terão no festival o seu ponto de partida, ou uma primeira versão.

A Câmara de Estarreja, que partilha da organização, quer a edição de 2014 mais participada pela população local, e por isso resolveu introduzir o cinema ao ar livre em espaços públicos como a Praça Francisco Barbosa e o Parque do Antuã, além de Avanca, que centraliza o festival.

"Estamos empenhados em mediatizar o Festival, que já é tão conhecido no País e no estrangeiro, também a nível local, e estamos certos que vai ser mais uma edição de sucesso", diz o presidente da Câmara, Diamantino Sabina.

O esforço conjunto da autarquia com o Cineclube de Avanca é justificado pelo vereador da Cultura, Carlos Alegria, considerando que o Festival é hoje "um evento âncora do Município e fator de enriquecimento social e cultural, mas também económico", que "serve de "chapéu" à atividade de formação na sétima arte, que se pretende alongar com iniciativas como as "Quintas do Cinema"".

Os filmes que integram a competição principal são exibidos no auditório do Centro Paroquial de Avanca e os 'workshops' vão decorrer na Escola Básica Professor Doutor Egas Moniz, também na freguesia de Avanca. A Junta de Freguesia de Avanca recebe as competições de televisão e vídeo, sendo que nos três espaços decorrem sessões extras de filmes.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Marcelo sobre o 25 de abril: "Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia" 

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.