PSI20 afunda perto de 6% com banca fortemente pressionada

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 jul (Lusa) -- O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, seguia a afundar perto de 6%, com a banca fortemente pressionada, depois da demissão do ministro Paulo Portas e a iminência de uma crise política em Portugal.

A demissão do ministro dos Negócios Estrangeiros aconteceu 24 horas após a saída do responsável pelas Finanças, Vítor Gaspar.

Às 08:25, o PSI20 seguia a afundar 5,91% para 5.200,87 pontos, o pior desempenho em toda a Europa.

A banca, mais sensível ao risco da República, era o setor que mais pressionava as negociações, com as ações do Banif a afundarem 43,48% para 0,05 euros, o BCP a perder 11,83% para 0,08 euros e o BPI a recuar 10,88% para 0,8 euros.

O BES, por sua vez, seguia a cair 9,15% para 0,56 euros.

Nenhuma das cotadas do PSI20 seguia a negociar em terreno positivo ou perto da chamada "linha de água".

Lisboa acompanhava o sentido das principais praças europeias, que seguem no vermelho pressionadas pela crise em Portugal e a instabilidade politica no Egipto, que elevou o preço do barril de petróleo para máximos de 14 meses, de acordo com a agência financeira Bloomberg.

ICO // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.