Três palestinianos mortos em ataque israelita

| Mundo
Porto Canal / Agências

Gaza, 17 jul (Lusa) - Três palestinianos morreram hoje em Rafah após disparos de um blindado israelita no sul da Faixa de Gaza, antes do início de uma trégua humanitária de cinco horas, indicou o serviço de emergências de Gaza.

Quatro pessoas ficaram gravemente feridas neste ataque contra um casa de Rafah, disse o porta-voz do serviço Achraf al-Qudra.

Israel e o movimento de resistência islâmica Hamas, que controla o território palestiniano, confirmaram ter acordado uma trégua humanitária, entre as 10:00 (08:00 em Lisboa) e as 15:00 (13:00), a pedido da ONU.

O ataque israelita registou alguns minutos antes do início da trégua e eleva a 230 o número de mortos palestinianos desde o início da operação de Israel em Gaza "Margem Protetora", a 08 de julho, de acordo com os serviços de emergência palestinianos.

Entre as vítimas figura uma maioria de civis, de acordo com a ONU e organizações humanitárias.

Ao mesmo tempo, os movimentos armados de Gaza, como o Hamas - considerado organização terrorista pela UE e Estados Unidos -, lançaram mais de 1.200 mísseis contra Israel, matando um civil.

EJ // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.