Milhares de pessoas pedem libertação de "artista da vagina" detida no Japão

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 17 jul (Lusa) -- Quase 20.000 pessoas assinaram uma petição na Internet em que apelam às autoridades japonesas à libertação de Megumi Igarashi, conhecida como a "artista da vagina", detida no passado sábado por distribuir material obsceno segundo o código penal nipónico.

A petição, dirigida à polícia metropolitana de Tóquio e impulsionada através da plataforma Change.org, acumulava às 14:15 (06:30 em Lisboa) 18.976 assinaturas.

Igarashi é uma artista de 42 anos residente em Tóquio que adquiriu a alcunha de "artista da vagina" pelas diversas esculturas e instalações de pop arte inspiradas nos genitais femininos.

A artista permanece detida desde sábado por alegadamente ter distribuído material obsceno, e em particular, por enviar dados digitais que permitiriam reproduzir os seus genitais com uma impressora a três dimensões, a troco de dinheiro.

Igarashi iniciou uma iniciativa de "crowdfunding" na internet com o objetivo de angariar fundos para construir um caiaque com a forma do aparelho reprodutor feminino, e até à data conseguiu um milhão de ienes (7.200 euros) de cerca de 125 doadores, segundo dados da polícia japonesa.

A artista, que protagonizou uma mostra em Tóquio em maio passado, alegou que apenas enviou aos seus financiadores dados digitalizados e afirmou que não considera a informação para impressão em 3D material obsceno.

O seu objetivo é "desafiar os tabus" e "lutar contra a discriminação" sobre a sexualidade feminina na sociedade japonesa, segundo declarações ao diário Japan Times.

FV // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.