Pelo menos 38 mortos e 8 desaparecidos à passagem do tufão Rammasun pelas Filipinas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Manila, 17 jul (Lusa) -- Pelo menos 38 pessoas morreram no norte das Filipinas e outras oito desapareceram na sequência da passagem do tufão Rammasun, que na quinta-feira assolou várias zonas com ventos até 170 quilómetros por hora, informaram hoje as autoridades locais.

Dez pessoas ficaram feridas, indica o último relatório do Conselho de Gestão e Redução do Risco de Desastres das Filipinas.

A maioria das mortes, segundo o organismo, ocorreram devido à queda de árvores ou ao impacto de objetos derrubados pelos ventos fortes, os quais danificaram gravemente as instalações da companhia elétrica Meralco, deixando sem luz cerca de 90% dos seus clientes.

Segundo o ministro da Energia, Jericho Petilla, serão precisas pelo menos duas semanas para repor a energia elétrica, sendo que algumas das zonas mais afetadas poderão continuar sem eletricidade durante várias semanas.

O tufão passou por 12 províncias do norte das Filipinas, quatro das quais permaneciam hoje em estado de calamidade.

A passagem do tufão Rammasun levou ao encerramento de escolas e estradas.

A temporada de tufões nas Filipinas começa em junho e prolonga-se até novembro, com o país a ser atingido anualmente por 15 a 20 tufões.

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.