Japão e Reino Unido vão colaborar para desenvolver mísseis para caças F-35

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 17 jul (Lusa) -- O Japão e o Reino Unidos vão colaborar para desenvolver uma nova gama de mísseis ar-ar destinados aos caças F-35, modelos que as Forças nipónicas de autodefesa preveem adquirir, informou hoje a agência de notícias Kyodo.

Ambos os países vão trabalhar na nova tecnologia depois de o Governo nipónico ter revisto em abril a legislação sobre exportação de armamento, disseram fontes do Executivo nipónico à Kyodo.

O projeto de colaboração entre Londres e Tóquio deverá ser validado hoje numa reunião do Conselho de Segurança Nacional japonês, juntamente com outra proposta para exportar para os Estados Unidos componentes destinadas aos mísseis terra-ar Patriot e produzidos pela Mitsubishi Heavy.

Estas duas iniciativas serão as primeiras autorizadas pelo Executivo japonês ao abrigo de uma nova lei que permite o comércio de armas sob certas condições depois de uma proibição quase total que vigorou durante mais de 50 anos.

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.