Talibãs reivindicam responsabilidade em ataque ao aeroporto de Cabul no Afeganistão

| Mundo
Porto Canal / Agências

Cabul, 17 jul (Lusa) -- Os talibãs reivindicaram hoje a responsabilidade pelo ataque em curso esta manhã no aeroporto de Cabul, noticia a AFP.

"Vários dos nossos homens armados (...) lançaram um ataque contra o aeroporto internacional de Cabul", disse o porta-voz dos talibãs Zabiuhallah Mujahid, em comunicado enviado à AFP, ao indicar que "segundo informações preliminares, intensos confrontos prosseguiam" no terreno.

Explosões e trocas de tiros foram escutadas hoje no aeroporto de Cabul, no Afeganistão, no âmbito de um ataque de rebeldes, constatou um fotógrafo da AFP.

O Ministério do Interior confirmou o ataque, informando que um grupo de rebeldes tomou um edifício em construção por volta das 04:30 (00:00 GMT) e abriu fogo com armas automáticas e lança-granadas.

Helicópteros da Força Internacional da NATO no Afeganistão (ISAF) e do exército afegão sobrevoavam a zona, enquanto colunas de fumo eram visíveis sobre o local do ataque.

Nenhuma vítima foi registada, de acordo com o Ministério do Interior.

Segundo um responsável afegão que prestou declarações sob anonimato, os voos estavam esta manhã cancelados e o aeroporto internacional está encerrado.

O ataque sobre o aeroporto situado a norte da capital afegã ocorre depois de na terça-feira ter sido registado um atentado suicida num mercado no leste do país, junto à fronteira paquistanesa, o qual causou pelo menos 40 mortos.

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.