Seleção feminina de basquetebol sub-18 determinada em garantir manutenção na Divisão A

| Desporto
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 16 jul (Lusa) - A seleção portuguesa feminina de basquetebol de sub-18 quer entrar no Europeu, que começa na quinta-feira, em Matosinhos, a ganhar para alcançar o objetivo principal de se manter na Divisão A e só depois "tentar voos mais altos".

As 12 convocadas da selecionadora Mariana Kostourkova começam a prova frente à Suécia, no Europeu de sub-18 que se estende até 27 de julho.

"O objetivo principal é a manutenção na Divisão A. Sabemos que não vai ser fácil e temos ambição de fazer mais, mas vamos passo a passo. Acredito que, quando se garante a manutenção, depois psicologicamente há mais motivação para tentar algo mais", disse, em declarações à Lusa, a selecionadora nacional.

Mariana Kostourkova defende que "é importante entrar bem no primeiro jogo", pois ganhando os primeiros jogos "o objetivo fica mais facilitado, ainda que não signifique que tudo está decidido".

Também a capitã de equipa, Susana Lopes, destaca a manutenção na Divisão A como "principal objetivo", mas acredita que Portugal tem condições para elevar a fasquia.

"Estamos a jogar muito bem e a nossa atitude vai ser determinante. Estamos fortes e com espírito de equipa. Estou confiante que vamos conseguir bons resultados", disse, à Lusa, a atleta base.

Maria Kostourkova é uma das "estrelas" desta seleção. Pela sua altura e qualidade, juntamente com a poste Chelsea Guimarães, chegou à concentração em Matosinhos vinda de Sófia (Bulgária), onde esteve ao serviço das sub-20, equipa que garantiu a subida à Divisão A, ao arrecadar a medalha de bronze.

No ano passado Maria Kostourkova também esteve entre as jogadoras de sub-16 que, também em Matosinhos, conseguiram o segundo lugar no campeonato da Europa e a tão desejada promoção à divisão A, por isso a atleta quer reviver o espírito vivido em ambas as seleções, agora dando o seu contributo às sub-18.

"A bancada estava fantástica [referindo-se ao campeonato da Europa sub-16 2013]. É muito importante o apoio do público. Sei que há muitas pessoas que esperam que fiquemos bem classificadas [com base na experiência trazida das sub-20], isto é, entre as primeiras cinco. Nós vamos dar o nosso melhor. É bom ter jogadoras e jovens e jogadoras experientes", disse Maria Kostourkova.

Já questionada sobre quais as seleções que mais teme do Grupo D, no qual se encontra Portugal, a selecionadora avançou que a Suécia "historicamente não é fácil" e que "as outras duas equipas [República Checa e Itália] têm gerações fortíssimas", pelo que será essencial "apostar no jogo interior, uma das armas fortes" da turma lusa.

"O jogo é de 40 minutos, cinco contra cinco, vamos ter o apoio do público. É muito importante entrar bem e passo a passo ganhar confiança. Portugal tem uma equipa equilibrada e também é respeitada a nível europeu", concluiu Mariana Kostourkova.

Na primeira fase do Europeu sub-18, Portugal joga na quinta-feira com a Suécia (21:15), na sexta-feira com a República Checa (20:45) e no sábado com a Itália (20:45), no Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos.

PYT // NFO

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Eleições FC Porto: Portal do recenseamento pioneiro disponível para os sócios

Na antecâmara das eleições agendadas para 27 de abril, o FC Porto disponibiliza a partir desta sexta-feira um portal digital, através do qual cada sócio pode consultar dados relativos ao seu recenseamento e à sua capacidade eleitoral.

FC Porto (UEFA Youth League): Do Céu ao Inferno. Crónica de jogo

O sonho estava mais vivo que nunca quando minuto 90 apareceu no placar do Centro Desportivo de Colovray, na Suíça. Um golo transalpino na compensação e duas grandes penalidades falhadas ditaram o fim do mesmo para o FC Porto (2-2 [4-3]).

FC Porto: De novo no Olival a pensar no Casa Pia

O plantel principal do FC Porto tornou, na manhã desta sexta-feira, a trabalhar no Olival. Os Dragões deram seguimento à preparação da 30.ª jornada da Liga, em que vão defrontar o Casa Pia em Rio Maior (domingo, 18h00, Sport TV).