União Europeia e Guiné-Bissau reativam acordo pesqueiro

| Mundo
Porto Canal / Agências

Madrid, 16 jul (Lusa) -- A comissária europeia das Pescas, Maria Damanaki, e o novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, acordaram reativar o acordo de pesca assinado em 2012, que não foi aplicado devido aos problemas políticos no país africano.

A Comissão Europeia informou hoje que Damanaki se reuniu com o novo chefe do Governo guineense, Domingos Simões Pereira, que tomou posse no início do mês, após eleições que representaram "um passo importante para restabelecer a ordem constitucional" no país.

O acordo de pesca entre a União Europeia (UE) e a Guiné-Bissau não chegou a entrar em vigor devido aos problemas resultantes de um golpe de Estado no país lusófono, em abril de 2012.

As partes acordaram agora reativar o procedimento de ratificação do protocolo, que após começar a ser aplicado teria a duração de três anos.

A pesca é uma atividade económica importante para a Guiné-Bissau e interessa aos armadores da UE dedicados ao atum, camarão, polvo ou lulas, segundo a comissão.

PAL // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.