Índice sobre fome e subnutrição coloca Guiné-Bissau e Angola entre os piores do mundo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Maputo, 16 jul (Lusa) - Um relatório do Instituto de Estudos de Desenvolvimento (IDS, na sigla em inglês)sobre fome e subnutrição coloca a Guiné-Bissau e Angola entre os países com os piores indicadores, referenciando ainda Moçambique e o Brasil.

Num índice sobre fome e nutrição, um total de 45 países foram analisados no contexto de 22 indicadores que procuram medir a atuação dos governos nas áreas de combate à fome e à subnutrição, tendo a Guiné-Bissau apresentado os piores resultados, ficando na 45.ª posição, e Angola na 42.ª.

O estudo do IDS, divulgado no último mês, teve como parceiros o Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (UKAID) e da Irish Aid, do Governo Irlandês.

Entre os indicadores negativos da Guiné-Bissau, os autores do índice apontam no contexto do combate à fome a inexistência de redes de proteção social na legislação do país, assim como os direitos económicos para as mulheres.

Já na área de subnutrição, é mencionada a baixa taxa de acesso da população a saneamento, cerca de 19%, ou a indefinição de metas de nutrição pelo Governo nas suas políticas, entre outros indicadores.

Sobre Angola, que partilha com a Guiné-Bissau indicadores negativos como a inexistência de legislação que salvaguarde os direitos económicos das mulheres, o estudo referencia a baixa cobertura de crianças que recebem doses de vitamina A, apenas 55%, assim como o acesso da população a água para consumo, na ordem de 53 por cento.

Moçambique, que ocupa a 25.ª posição do índice, é descrito como um país com problemas no acesso da população a água e a redes sanitárias, apresentando, neste último indicador, uma situação mais problemática do que Angola, uma vez que apenas 19% da população parece ter acesso a instalações sanitárias, contra 58,7% da população angolana.

A inexistência de legislação que proteja os direitos económicos das mulheres é também mencionada no relatório, assim como o direito constitucional à proteção social, que de resto é um indicador negativo transversal aos três países africanos de expressão portuguesa.

Na 4.ª posição, o Brasil é o país que melhores resultados apresenta no contexto dos países de língua portuguesa mencionados no índice, apesar de problemas relacionados com a proteção económica das mulheres ou com taxa de vacinação de crianças com vitamina A, que é a pior detetada no espaço lusófono, cerca de 29 por cento.

EMYP // EL

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.