Emirados Árabes Unidos criam agência espacial para mandar sonda a Marte em 2021

| Mundo
Porto Canal / Agências

Abu Dhabi, 16 jul (Lusa) -- Os Emirados Árabes Unidos (EAU) anunciaram hoje a criação de uma agência espacial com o objetivo de fazer aterrar uma sonda em Marte em 2021, ano do cinquentenário deste rico Estado federal do Golfo.

"Os Emirados entram assim na exploração espacial", congratulou-se a agência oficial WAM, precisando que a sonda será a primeira lançada por um país árabe ou islâmico.

"O objetivo é desenvolver as capacidades tecnológicas e intelectuais dos Emirados nos domínios aeroespacial e de exploração do espaço", declarou o presidente dos EAU, xeque Khalifa Ben Zayed Al-Nahyane.

O vice-presidente dos Emirados e soberano do Dubai, xeque Mohammad Ben Rached Al-Maktum, por seu turno, declarou: "Alcançar o planeta Marte é um grande desafio e escolhemo-lo porque nos motiva".

O xeque Mohammad, citado pela WAM, indicou que os investimentos do país no sector espacial atingem já 20 mil milhões de dirhams (5,44 mil milhões de dólares).

A nova agência deve supervisionar vários organismos que trabalham na área do espaço - como o Dubaisat, especializado na observação por satélite, o Al Yah, que opera nas comunicações por satélite, ou o Thuraya, telecomunicações por satélite -- e conseguir parcerias internacionais.

A sonda Marte dos Emirados deve percorrer 60 milhões de quilómetros durante nove meses para atingir o planeta vermelho, segundo a agência oficial.

Os EAU, federação de sete emirados do Golfo nascida em 1971, torna-se assim o nono país do mundo envolvido na exploração do planeta Marte, indicou a WAM.

PAL // APN

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.