Anafre lança projeto de modernização administrativa das freguesias

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 16 jul (Lusa) - A Associação Nacional de Freguesias (Anafre) vai lançar na quinta-feira um projeto de modernização administrativa das autarquias locais, destinado à prestação de serviços através da internet, foi hoje divulgado.

Segundo a Anafre, em comunicado, na reunião do conselho diretivo, em Padronelo (Amarante), terá início a receção de candidaturas para a adesão ao Projeto de Modernização Administrativa das Freguesias.

O projeto promovido pela Anafre "vai permitir a disponibilização de serviços 'online', numa lógica do sistema de balcão único", visando uma maior eficiência nas respostas aos cidadãos e uma redução nos custos de atendimento.

A criação de uma plataforma na internet, integrando as juntas de freguesia aderentes, permitirá aos interessados, após validarem o acesso com o cartão de cidadão, requerer a emissão de atestados de residência e informar a autarquia respetiva de ocorrências, entre as quais ruturas em canalizações ou buracos em vias rodoviárias.

De acordo com a Anafre, o projeto "é desenvolvido na sequência de uma candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA), abrangendo apenas as regiões de convergência (Norte, Centro e Alentejo)", mas o serviço será posteriormente disponibilizado às freguesias que fazem parte da associação.

O projeto é financiado por verbas comunitárias do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e a comparticipação nacional será assegurada pelas freguesias que participarem na iniciativa.

A Anafre informou que o prazo para a manifestação da vontade para aderir ao projeto decorrer até 31 de agosto de 2014.

O conselho diretivo da Anafre vai reunir-se em Padronelo, Amarante, como forma de homenagear o presidente da associação, Cândido Moreira, que faleceu a 27 de junho, aos 59 anos, vítima de doença prolongada.

O autarca socialista liderava a Anafre desde 02 de fevereiro, quando foi eleito para o cargo com 94% dos votos.

O cargo de presidente da Anafre vai ser ocupado por Pedro Cegonho, atual vice-presidente, eleito pelo Partido Socialista presidente da Junta de Freguesia de Campo de Ourique (Lisboa).

LYFS // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Já é possível viajar do Porto até ao aeroporto de Lisboa com a FlixBus

A partir de agora, é possível viajar com a FlixBus para os três principais aeroportos do país. Além do Porto e Faro, o aeroporto de Lisboa agora faz parte da extensa rede nacional e internacional da FlixBus em Portugal, com uma conexão direta ao internacional de Madrid-Barajas. A companhia de transporte anunciou esta novidade esta quarta-feira.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".