Fracassa diálogo com separatistas ucranianos pró-russos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kiev, 16 jul (Lusa) - O grupo de contacto para a crise ucraniana lamentou hoje "a falta de boa vontade" dos separatistas pró-russos para manterem o diálogo, indicando que uma videoconferência pedida pelo Ocidente e prevista para terça-feira não se realizou.

"Infelizmente, uma videoconferência com os separatistas, prevista para terça-feira, não se realizou", indica um comunicado do grupo de contacto, publicado no 'site' da Organização de Cooperação e Segurança na Europa (OSCE).

"Isto mostra a falta de boa vontade dos separatistas para iniciar conversações substanciais sobre um cessar-fogo que possa ser mutuamente aceite", acrescenta.

O grupo de contacto tripartido integra a OSCE, Ucrânia e Rússia.

A União Europeia vai estudar a adoção de novas sanções contra a Rússia, na cimeira hoje em Bruxelas, quando se regista um agravamento das tensões no leste da Ucrânia e as autoridades de Kiev receiam uma invasão russa.

De acordo com uma fonte diplomática, os Estados-membros prepararam um conjunto de novas medidas, nomeadamente o congelamento de programas na Rússia desenvolvidos pelo Banco Europeu de Investimentos (BEI) e do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD).

A mesma fonte acrescentou estarem a decorrer conversações para "juntar novos nomes à lista das sanções".

Os Estados Unidos também indicaram na terça-feira à noite a possibilidade de agravarem unilateralmente as sanções que impuseram à Rússia.

Kiev pediu na terça-feira novas sanções europeias contra a Rússia, acusada de apoiar os separatistas.

"O agravamento da situação na região de Donbass, as numerosas provas do envolvimento da Rússia nos combates dão cada vez mais razões para passar à 'fase três' das sanções para contrariar a agressão russa", declarou o porta-voz da diplomacia ucraniana, Vassyl Zvarych, em conferência de imprensa.

A UE proibiu, até aqui, a atribuição de vistos e congelou os bens de cerca de 60 personalidades russas e ucranianas implicadas na escalada do conflito entre os dois países, mas sem impor sanções económicas de envergadura contra setores, uma etapa conhecida em Bruxelas como a 'fase três'.

Os combates e bombardeamentos na zona de Lugansk, localidade com perto de 500 mil habitantes, causaram 12 mortos, nas últimas 24 horas, e mais de 60 feridos entre a população civil, de acordo com o serviço de imprensa da "república popular de Lugansk" autoproclamada.

A câmara de Lugansk decretou na terça-feira três dias de luta, na sequência "da morte de 17 civis em três dias".

Desde o início da "operação antiterrorista", as baixas do exército ucraniano elevam-se a 258 mortos, 922 feridos e 45 soldados feitos prisioneiros, informou na terça-feira o serviço de imprensa.

EJ // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.