Tufão Rammasun causa pelo menos 11 mortos nas Filipinas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Manila, 16 jul (Lusa) -- Pelo menos 11 pessoas morreram na sequência da passagem do tufão Rammasun pelas Filipinas, que levou à paralisação da capital e forçou a retirada de milhares de pessoas em todo o país, informaram hoje as autoridades.

Ventos até 250 quilómetros por hora arrancaram árvores, destruíram telhados de casas e viraram carros no norte do país, nomeadamente em aldeias piscatórias, à passagem do Rammasun, que em tailandês significa "Deus do Trovão".

A queda de árvores, postes e muros causaram a morte de 11 pessoas no norte das Filipinas, segundo a AFP. O conselho nacional de gestão de desastres filipino reportou cinco vítimas mortais, mas autoridades locais confirmaram outras seis à AFP.

Centenas de milhares de filipinos passaram a noite em centros de abrigo para escapar ao primeiro tufão da época a atingir o arquipélago, com o centro da tempestade a passar ao sul de Manila esta manhã.

Cerca de 450.000 pessoas abandonaram as suas casas e refugiaram-se em centros de abrigo, segundo o Governo das Filipinas.

As fortes rajadas de vento e chuva intensa paralisaram a capital filipina, com mais de 12 milhões de habitantes. O Ministério das Obras Públicas e Estradas garantiu que até à manhã de hoje não tinham ocorrido inundações em Manila, mas as autoridades decidiram encerrar, por prevenção, os serviços públicos e a bolsa de valores, e cancelar as aulas nas escolas.

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.