Seca provoca morte de 200 mil cabeças de gado na Venezuela

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 16 jul (Lusa) - A Federação Nacional de Produtores de Gado (Fedenaga) anunciou hoje a morte de 200 mil cabeças de gado nas últimas semanas na Venezuela, na sequência da seca prolongada e da falta de pasto para os animais.

O anúncio foi feito por Rubén Darío Barboza, presidente da Fedenaga, que pediu ao Governo venezuelano para proceder urgentemente à importação de pasto, porque a falta de água tem impedido as sementes de germinar.

"A situação é realmente complexa e delicada. O fenómeno climatológico El Niño uniu dois ciclos de verão (cada época seca na Venezuela é de seis meses). Há risco de que mais sementes sequem antes de germinar e não haja pasto para os animais", disse.

Segundo aquele responsável, 20% do atual "rebanho" está em situação de risco, principalmente em nove dos 23 Estados da Venezuela, onde a intensa seca tem obrigado a racionamentos de água, com populações a passar até três dias sem serem abastecidas.

Para tentar provocar chuva, a Venezuela está a bombardear as nuvens com iodeto de prata, a fim de acelerar o processo de condensação e dessa maneira fazer chover.

FPG // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.