Marques Mendes diz que Portas se "precipitou" e não prestou um bom serviço ao país

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 02 jul (Lusa) -- O ex-líder do PSD Marques Mendes considerou hoje que Paulo Portas "se precipitou" ao apresentar a sua demissão, acusando-o de não ter prestado "um bom serviço" a ele próprio, à coligação, ao CDS-PP e ao país.

Paulo Portas apresentou hoje o seu pedido de demissão do cargo de ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros a Pedro Passos Coelho, tendo o primeiro-ministro anunciado hoje que não pediu a exoneração do ministro ao Presidente da República.

Em declarações ao canal televisivo SIC, Marques Mendes afirmou que "as pessoas estão todas perfeitamente confusas com tudo isto" e que "foi aberta uma crise política e a crise está adiada, não está resolvida".

"Percebo até razões que vi alegadas por Paulo Portas, a de que se devia aproveitar a oportunidade para uma refrescadela, uma orientação diferente, algumas mexidas diferentes (...), mas não entendo que o não acolhimento disso por parte do primeiro-ministro signifique a sua demissão, que é a abertura de uma crise política", criticou.

O social-democrata foi perentório: "acho que Paulo Portas se precipitou, não prestou um bom serviço nem a ele próprio, nem à coligação, nem ao seu partido, nem ao país".

Para Marques Mendes, nas últimas 48 horas, houve várias coisas no país "perfeitamente anormais".

"Eu não compreendo a demissão do ministro das Finanças anterior, Vitor Gaspar. Acho um exemplo de irresponsabilidade", começou por dizer.

Na opinião do social-democrata, o ex-ministro "pode ter razão em muitas coisas, mas alguém que em dois anos pede a demissão três vezes não é uma pessoa responsável, sobretudo naquela área".

Paulo Portas apresentou hoje o seu pedido de demissão ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que, contudo, não o aceitou, para já.

Paulo Portas referiu, num comunicado, que a decisão é "irrevogável" e justificou-a com a discordância na escolha de Maria Luís Albuquerque para a pasta das Finanças, depois da saída de Vitor Gaspar, na segunda-feira.

Numa declaração ao país, Pedro Passos Coelho comunicou a intenção de esclarecer as condições de apoio político ao Governo de coligação com o CDS-PP e o sentido da demissão do ministro Paulo Portas.

JF // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".