Japão dá luz verde à primeira central nuclear considerada segura após Fukushima

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 16 jul (Lusa) -- A Autoridade de Regulação Nuclear do Japão publicou hoje um relatório preliminar que indica que a central atómica de Sendai, no sudoeste do país, é a primeira que cumpre os requisitos de segurança estabelecidos depois do acidente de Fukushima.

O relatório é considerado com um instrumento importante para a reativação da central -- que seria a primeira a operar comercialmente sob a nova normativa -- num momento em que os 48 reatores do Japão permanecem desativados perante a crescente preocupação com a segurança das centrais do país após a catástrofe de 2011.

Para voltarem a gerar eletricidade, todas as instalações nucleares devem cumprir as novas normas de segurança para fazer face a terramotos e tsunamis, introduzidas pela Autoridade de Regulação Nuclear do Japão em julho de 2013.

Apesar de o relatório dar luz verde à reativação dos dois reatores(Sendai 1 e 2), situada em Kagoshima, a central não deverá entrar em funcionamento antes do outono, já que o operador, a Kyushu Electric Power, terá de aguardar a aprovação definitiva, após uma consulta pública a decorrer durante 30 dias.

O acidente da central nuclear de Fukushima Daiichi, provocado pelo terramoto e tsunami de 11 de março de 2011 foi o pior desde Chernobil, na Ucrânia, em 1986, e levou muitos japoneses a manifestarem-se contra o uso da energia nuclear.

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial