Cidade de Vila Real homenageia quem cria emprego

| País
Porto Canal / Agências

Vila Real, 15 jul (Lusa) -- A Câmara de Vila Real comemora no domingo o 89.º aniversário de elevação a cidade homenageando personalidades e empresas, com destaque para as que criam emprego, como o Grupo Kathrein, que emprega 220 pessoas no concelho.

"Marcaram pela positiva, quer a nível individual quer a título coletivo, a nossa vida comum", afirmou hoje o presidente do município, Rui Santos.

As comemorações arrancam na sexta-feira, mas o ponto alto deste 89.º aniversário decorre no domingo, com a cerimónia de atribuição de 11 medalhas de mérito municipal.

O executivo municipal decidiu, por unanimidade, atribuir a medalha de ouro ao alemão Anton Katherin (a título póstumo) por ter escolhido Vila Real para investir, adquirindo uma fábrica onde se produzem componentes para automóvel, nomeadamente antenas.

O grupo alemão possui 6.500 trabalhadores nas várias fábricas espalhadas pelo mundo e, na cidade transmontana, emprega cerca de 220 pessoas.

Segundo Rui Santos, recentemente foram investidos dois milhões de euros numa nova linha de montagem, em Vila Real, de onde esperam exportar 35 milhões de euros nos próximos dois anos.

O autarca estima que a empresa possa também chegar aos 360 trabalhadores nos próximos tempos.

"Acarinhando o seu fundador, a pessoa que decidiu investir em Vila Real, queremos homenagear todos aqueles que lá trabalham e queremos ser parceiros na criação de emprego no concelho de Vila Real", salientou.

Com a medalha de ouro vão ser ainda homenageados os médicos Eufémia Ribeiro (titulo póstumo) e Mário Montes, bem como o antigo secretário de Estado e dirigente do PS, Ascenso Simões.

A medalha de prata vai ser atribuída à Padaria Serrana, criada há 50 anos e que, de acordo com Rui Santos, dá também emprego a muita gente, ainda à Casa Cardoso, um "ícone da gastronomia local", conhecida pelas francesinhas, e a Farmácia Chaves Ferreira, que se mantém em atividade há mais de 70 anos.

No ano em que comemora o 25.º aniversário, a Associação de Basquetebol de Vila Real também é homenageada, tal como António Costa Paulo, o antigo piloto e sócio número um do Clube Automóvel de Vila Real, e ainda os professores Eduardo Paiva Rodrigues e José Costa Rodrigues.

O município vai ainda atribuir diplomas aos funcionários mais antigos.

O programa das comemorações inclui um desfile de grupos de bombos, um despique de bandas de música, a inauguração da exposição "Augusto, Imperador" e os espetáculos "Recanto", "Beltaine" e um concerto pela Orquestra do Norte.

PLI // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados