Alegre diz que Governo "já caiu" e acusa Passos de "tentar encostar o CDS à parede"

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 02 jul (Lusa) - O ex-candidato presidencial Manuel Alegre afirmou hoje que "o Governo já caiu" e que as eleições antecipadas são a solução, considerando que o primeiro-ministro, que acusa de "cegueira política" e "obstinação", está a "tentar encostar o CDS à parede".

"Há uma grande irresponsabilidade da parte dos dirigentes dos partidos da coligação. Daqueles que se demitiram e agora da parte do senhor primeiro-ministro que está a procurar passar a responsabilidade da queda do Governo para o CDS, está a tentar encostar o CDS à parede", disse Manuel Alegre à agência Lusa depois de Passos Coelho ter anunciado que não pediu a exoneração do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros apesar do pedido de demissão de Paulo Portas.

Na opinião do ex-candidato à Presidência da República "só há uma solução que é devolver a palavra ao povo", defendendo que Cavaco Silva "tem que exercer os seus poderes constitucionais, dissolvendo a Assembleia da República e convocando a realização de eleições antecipadas".

"Seria mais decente, seria mais claro e seria mais transparente que o senhor primeiro-ministro assumisse as suas próprias responsabilidades e depois da demissão do ministro Vítor Gaspar e do conteúdo da carta do ministro Vítor Gaspar e da demissão de Paulo Portas, ele concluísse que as condições de governabilidade tinham chegado ao fim e portanto apresentar a sua demissão", defendeu.

Na opinião de Manuel Alegre, "isto por um lado é cegueira política, por outro lado é obstinação".

"Isto não é sentido de Estado, é obstinação e é a tentativa de responsabilizar o Dr. Paulo Portas e o CDS pela eventual queda do Governo, que eu acho que é inevitável. Por muito que o Presidente da República se esforce por evitar o inevitável, a queda deste Governo já aconteceu, o Governo já caiu", observou.

Para o ex-dirigente socialista só há uma leitura possível: "é que já não há condições de manter esta coligação, já não há condições de governabilidade com estes dois partidos e portanto é preciso convocar eleições antecipadas.

"Das duas, uma: ou a demissão do Dr. Paulo Portas é a sério e então não pode considerar-se apenas como um ato individual de um ministro mas como um ato que envolve um partido de coligação, o CDS, e isso implica a queda do Governo. Senão é um faz de conta e isto é uma comédia trágica para o país", afirmou.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, apresentou hoje o seu pedido de demissão ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Paulo Portas refere, num comunicado, que a decisão é "irrevogável" e justifica-a com a discordância na escolha de Maria Luís Albuquerque para a pasta das Finanças, depois da saída de Vitor Gaspar, na segunda-feira.

Depois deste anúncio, numa comunicação ao país, o primeiro-ministro disse hoje que "seria precipitado aceitar o pedido de demissão" de Paulo Portas, pelo que não propôs a exoneração ao Presidente da República do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Na mesma declaração, Passos Coelho anunciou ainda que tenciona manter-se como primeiro-ministro.

JF // PGF

Lusa/fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".