Renamo deposita candidatura às legislativas moçambicanas confiante numa maioria qualificada

| Mundo
Porto Canal / Agências

Maputo, 15 jul (Lusa) - A Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), principal partido de oposição em Moçambique, depositou hoje na Comissão Nacional de Eleições (CNE) a candidatura às eleições legislativas de 15 de outubro, assumindo-se "preparada para vencer com maioria qualificada".

A submissão da candidatura da Renamo às eleições legislativas e assembleias provinciais acontece depois de o partido ter depositado na sexta-feira, no Conselho Constitucional, a candidatura do seu líder, Afonso Dhlakama, às eleições presidenciais, também marcadas para o dia 15 de outubro.

Em declarações à imprensa, após o partido ter entregado os documentos do processo de candidatura, Saimone Macuiane, conselheiro jurídico da Renamo, afirmou que o movimento está preparado para vencer a votação com maioria qualificada.

"Este ato que acaba aqui de ser praticado simboliza um passo importante rumo às eleições. A Renamo está preparada para disputar as eleições em pé de igualdade com todos os partidos, está preparado para ganhar muito bem, com maioria qualificada", afirmou Saimone Macuiane.

O conselheiro jurídico do principal partido da oposição adiantou que a Renamo vai concorrer nos 11 círculos eleitorais do país e nos três da diáspora, nomeadamente África, Europa e Resto do Mundo.

Com a entrega da candidatura da Renamo às eleições legislativas e assembleias provinciais, sobe para nove o número de partidos que já formalizaram a sua candidatura para o escrutínio, dos 25 partidos e coligações inscritos na CNE.

Além da Renamo, os principais concorrentes às eleições gerais de 15 de outubro são a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceira maior força política do país.

O período que antecede as eleições gerais está a ser marcado pelo impasse nas negociações entre Renamo e Governo, em torno dos comandos das forças armadas e desarmamento do movimento, enquanto as partes se confrontam militarmente no centro do país.

PMA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.