Fernando Guimarães venceu 1.º Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 15 jul (Lusa) -- A obra "Os Caminhos Habitados", de Fernando Guimarães, venceu por unanimidade o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes, no valor pecuniário de 12.500 euros, anunciou hoje a Associação Portuguesa de Escritores (APE).

O júri foi constituído pelos escritores António Mega Ferreira, Fernando J. B. Martinho e José Manuel Mendes, e "decidiu, por unanimidade, atribuir o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE/Câmara Municipal de Amarante ao livro 'Os Caminhos Habitados', de Fernando Guimarães, publicado pelas Edições Afrontamento", afirma em comunicado a APE.

Segundo a ata do júri, citada pela APE, este "é um livro que exprime, na renovação e no aprofundamento, a consistência de toda uma obra, aqui conseguida segundo uma precisão até organizativamente notável".

"Desde o título, este conjunto de textos regressa à energia dos tópicos nucleares do seu percurso, a habitação do ser, o saturnianismo dos dias, sempre elaborado com uma exigência formal e uma concisão e densidade raras na poesia portuguesa contemporânea", lê-se no texto elaborado pelo júri.

A primeira edição do Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes foi coordenada pela APE e patrocinada pela Câmara Municipal de Amarante e, "a título excecional, foram incluídas as obras saídas nos anos de 2011, 2012 e 2013".

Fernando Guimarães, de 86 anos, natural do Porto, é poeta, ensaísta, tradutor e foi já distinguido com outros dois galardões atribuídos pela APE, designadamente pelas suas obras "O Anel Débil" (1992) e "Na Voz de Um Nome" (2006).

A cerimónia de entrega do prémio será oportunamente divulgada, segundo a APE.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".