Fundo imobiliário IMOECADINT escolhe Portugal e Espanha para iniciar investimentos

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 15 jul (Lusa) -- A Selecta -- Sociedade Gestora de Fundos de Investimento, anunciou hoje o lançamento de um novo fundo de investimento imobiliário, o IMOECADING FUND, que vai arrancar em Portugal este ano com um capital de 30 milhões de euros.

O presidente da Selecta, José António de Mello, disse aos jornalistas, em Lisboa, que o novo fundo se destina "a investidores do mercado chinês, que já garantiram a tomada de parte do capital do fundo, através da empresa Ecadint".

O fundo, cuja constituição já foi aprovada a 07 de junho, pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) ao nível do seu regulamento, tem como objetivo o investimento no imobiliário [escritórios e comércio] em países da União Europeia, mas nesta primeira fase "direciona-se prioritariamente a Portugal e a Espanha", explicou.

"Trata-se do primeiro fundo em que participam investidores chineses em Portugal, passado um ano em que foram realizados investimentos por parte de chineses na EDP e na seguradora Fidelidade", realçou o gestor, lembrando ainda que "na China a poupança privada e pública deverá ser três vezes superior à dos Estados Unidos em 2020", pelo que há investidores deste país "a olharem para a Europa".

A Selecta, lançada há 12 anos, é um parceiro em que "a Ecadint confia", estando previstos novos reforços de capital para os 50 milhões de euros e, posteriormente, para os 150 milhões de euros.

A Ecadint é uma sociedade de investimento internacional, com presença em Hong Kong, Xangai e Lisboa, que "desde a primeira hora apoiou este projeto, pela oportunidade que o mesmo apresenta para o mercado chinês", quer de Vistos Gold, quer de investimento qualificado.

"As oportunidades para quem tem acesso a capital existem em Portugal no imobiliário, apesar da crise ainda não ter passado totalmente e os investidores [chineses] preferem sempre gestores especializados no mercado e com 'know how' [conhecimento]", salientou igualmente o gestor.

Segundo José António de Mello, "a crise em Portugal trouxe uma grande oferta de escritórios ao nível das cidades, a renegociação das rendas estagnou, e assistimos a uma manutenção dos preços, pelo que a rentabilidade nos próximos cinco a seis anos será boa".

A Selecta, uma sociedade gestora de fundos de investimento imobiliário portuguesa, independente do sistema financeiro nacional, gere 11 fundos de investimento imobiliário, tendo atualmente cerca de 600 milhões de euros de ativos sob gestão, em Portugal e Espanha.

O novo fundo IMOECADINT, que tem um período de vida de seis anos, deverá ter uma rentabilidade que se situará entre os 6% a 7%, estando já agendado para breve um 'road show' [apresentação] a Xangai, onde participarão 100 investidores chineses.

A Selecta tem como investidores institucionais entidades oriundas de Portugal, Espanha, Suíça, Alemanha, Brasil e agora também da China.

O desenvolvimento do novo fundo em Portugal contará ainda com outros parceiros, nomeadamente, o Banco Popular, enquanto depositário, a Deloitte como auditora e diversas consultoras imobiliárias portuguesas e internacionais que vão apoiar na pesquisa e análise das diversas oportunidades de investimento.

JS // MSF

Lusa/fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".