Empresário de leitões condenado a 14 anos de prisão por matar rival

| País
Porto Canal

 O Tribunal de Anadia condenou hoje a 14 anos de prisão um antigo empresário de leitões da Bairrada acusado de em 2008 ter matado a tiro um seu concorrente, de 29 anos.

O tribunal deu como provado que Fernando Ribeiro, de 46 anos, agiu de forma livre e consciente, querendo matar Carlos Trancho motivado por um desentendimento entre ambos e para tentar evitar pagar uma dívida de dez mil euros.

Durante a leitura do acórdão, o juiz presidente disse que nenhuma prova foi produzida sobre as alegadas ameaças feitas ao arguido e aos seus familiares por parte da vítima.

O Tribunal também não deu credibilidade à tese do arguido que dizia ter agido em legítima defesa, julgando que a vítima estava a pegar numa arma para disparar contra si.

"Se Carlos Trancho quisesse sacar de uma arma nunca faria aquele gesto que o arguido descreveu", disse.

O arguido, que estava acusado pelo Ministério Público (MP) de um crime de homicídio qualificado, foi condenado por um homicídio simples a 13 anos e meio de prisão.

Fernando Ribeiro foi ainda condenado a dois anos de prisão por um crime de detenção de arma proibida.

Em cúmulo jurídico, o tribunal aplicou-lhe uma pena única de 14 anos de prisão.

Além da pena de prisão, o arguido terá de pagar aos familiares do falecido uma indemnização de 250 mil euros.

No final, o juiz presidente dirigiu-se ao arguido dizendo que o seu comportamento foi "muito reprovável e censurável" e colocou em causa o sentimento de arrependimento demonstrado pelo mesmo durante o julgamento.

"Impunha-se que se entregasse à justiça em curto prazo, mas em vez disso, ausentou-se do país e refez a sua vida indiferente ao sentimento que causou a estas pessoas. Quem se arrepende, apresenta-se à justiça e pede desculpas. Não foge", assinalou.

O arguido, que se encontra em prisão preventiva, vai manter-se nessa situação atá ao trânsito em julgado da decisão.

O caso remonta a 06 de março de 2008, quando os dois homens se encontraram na rua principal de Alpalhão, em Anadia.

Segundo o despacho de acusação do MP, a vítima mortal encontrava-se naquele local, dentro do seu carro, à espera de um individuo que lhe devia dinheiro, quando o suspeito chegou e parou a sua viatura, em sentido contrário.

Na ocasião, gerou-se uma discussão entre os dois homens, tendo o arguido, a dado momento, sacado de uma arma de fogo e disparado um tiro em direção à cabeça da vítima, que teve morte quase imediata.

Segundo a acusação, o arguido agiu por "avidez" e "com frieza de ânimo", procedendo à limpeza das armas que possuía na manhã do crime e aproveitando o conhecimento do paradeiro da vítima no dia e hora em que desferiu o tiro fatal, atuando assim em circunstâncias que revelam especial censurabilidade.

Após o crime, o arguido fugiu para Espanha e seguiu para França, antes de viajar para Cabo Verde onde foi localizado em 2013, sendo depois extraditado para Portugal para ser julgado.

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.