Valença-Tui recebe festival de piano IKFEM de 18 a 26 de julho

| Mundo
Porto Canal / Agências

Redação, 14 jul (Lusa) -- O festival de piano IKFEM - International Keyboard Festival e Masterclass - vai realizar-se entre os dias 18 e 26 de julho, na eurocidade Valença-Tui, com uma oferta cultural que inclui concertos e atividades de entrada gratuita.

A segunda edição do festival de piano INKFEM conta "com 10 concertos e uma oferta que vai desde o piano, violino, órgão, flauta, percussão, contrabaixo, piano jazz e cravo", de acordo com um comunicado divulgado hoje pela organização.

O primeiro concerto, de violino e piano - "Duo Raskin e Fleischmann" - está programado para o dia 19, às 21:00, no Arquivo Municipal de Valença.

Ainda no dia 19 vai decorrer o primeiro dos cinco 'workshops' intitulado "Lutheria - Instrumentos Ligeiros versus Móveis Pesados", na igreja de St.ª Maria dos Anjos (Valença), às 18:00.

No dia 24, realiza-se na igreja St.ª Maria dos Anjos, às 18:00, o segundo 'workshop' intitulado "O Órgão Portativo: Uma Máquina do Tempo para nos aproximar à Música Medieval", e às 21:00 o concerto "IKFEM Talents".

No dia 25, decorre o concerto do pianista Albert Mamriev, marcado para as 21:00 no Arquivo Municipal.

Para os mais novos, está programado o concerto de contos infantis ao piano "Uma Semana do Pequeno Elfo Cierra Ojo".

Durante o festival vão decorrer ainda outros três 'workshops', ainda sem data e horário divulgado: "História do Piano: Escola de Piano Russa", "Música Gregoriana: Os Cantos Gregorianos do Arquivo Catedrático de Tui" e "Yoga para Músicos".

Segundo Jorge Salgueiro Mendes, presidente da Câmara Municipal de Valença, citado no comunicado, "esta iniciativa, pelo segundo ano consecutivo na eurocidade, reforça a sua dinâmica cultural" referindo ainda que esta é uma oportunidade que proporciona ao público "a possibilidade de assistir a concertos com os melhores profissionais".

RAZB/ZO // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.