Sabugal lembra tempos do contrabando em recriação histórica

| País
Porto Canal / Agências

Sabugal, 15 jul (Lusa) - O centro histórico do Sabugal vai acolher, entre sexta-feira e domingo, um evento de recriação histórica designado "Sabugal, Surpreenda os Sentidos - Viagem aos [clandestinos] anos 50", foi hoje anunciado.

O evento, organizado pela Câmara Municipal do Sabugal tem como objetivo animar a cidade raiana durante o fim de semana e atrair visitantes nacionais e estrangeiros.

"Durante três dias, e recuando aos anos 50 do século XX, são muitas e variadas as atividades que animarão a antiga vila do Sabugal, tais como o 'Granjo' mercado do castelo e 'Becas de Assuquires e Chingares' ao luar, que, em gíria quadrazenha [que foi falada pelos habitantes da aldeia de Quadrazais nos tempos do contrabando], significa 'Grande' mercado do castelo e 'Tabernas de comeres e beberes'", segundo a autarquia.

"Sabugal Surpreenda os Sentidos" é um evento que se realiza anualmente no centro histórico do Sabugal e que reporta, em cada ano, a uma época específica distinta, "evocando-a no desenvolvimento de toda a temática e atividades e ações que constituem o mesmo", salienta a organização, explicando que o evento deste ano alude aos anos de 1950.

"Esta 'viagem' centra-se na temática do contrabando e temáticas complementares", lembra a autarquia em nota hoje enviada à agência Lusa.

Acrescenta que a proximidade da fronteira com Espanha "permitiu que o amanhar dos campos fosse acompanhado pela prática do contrabando, atividade que trazia mais rendimentos para a casa".

Naquela época, a região do Sabugal era, durante o dia, "uma zona de agricultores" e, à noite, "de contrabandistas", assinala.

"O contrabando, importação e exportação clandestina de mercadorias foi, assim, um importante expediente de que se serviram os habitantes desta região para melhorar as condições de vida. A proximidade com Espanha favorecia esta prática", lembra a fonte, explicando que a partir de 1960 o contrabando deixou de se inscrever "na vertente de subsistência".

Com o evento, a Câmara Municipal do Sabugal pretende "dinamizar todas as atividades ligadas ao turismo, reforçando e complementando a rede de produtos turísticos concelhios, por intermédio de iniciativas de interpretação da cultura local em épocas específicas, conjugadas num evento que fidelize públicos nacionais e internacionais".

A iniciativa decorrerá em ambiente de feira, com tabernas, comerciantes e artesãos, e inclui a encenação de quadros da vida quotidiana da época recriada e também animação musical.

O programa inclui um concerto com o grupo Lucky Duckies, a projeção teatralizada do filme "Maria Papoila", demonstrações e oficinas do jogo do pau, provas de produtos locais e folclore, entre outras iniciativas.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.