Diogo Pereira e Manuel Macedo terceiros em 420 do Mundial de vela Juventude ISAF

| Desporto
Porto Canal / Agências

Tavira, 14 jul (Lusa) -- O primeiro dia do campeonato do Mundo de vela da Juventude ISAF 2014 ficou marcado pela afirmação de Diogo Pereira e Manuel Macedo como potenciais candidatos a um lugar no pódio na classe 420.

Os dois velejadores portugueses corresponderam às expetativas e andaram nos lugares da frente ao longo do dia, encontrando-se no terceiro lugar da geral ao fim das duas primeiras regatas, apenas atrás de duas duplas asiáticas, formadas por Koizumi/Matsuo, do Japão, e Norizan/Aziz, da Malásia.

Sobre a prestação neste primeiro dia de regatas, Diogo Pereira reconheceu à assessoria de imprensa da Federação portuguesa que o dia "correu bem e dentro das expetativas" e, questionado sobre o nível dos adversários, admitiu que "a frota em Tavira é mais forte do que a do ano passado, em Chipre", campeonato no qual o velejador português foi medalha de bronze, com Pedro Cruz como proa.

A propósito das condições encontradas nas águas de Tavira, as quais conhece bem conhece e onde já conseguiu excelentes resultados, Diogo Pereira considerou serem "semelhantes às que encontrou no Campeonato de Portugal de Juniores", e disse esperar que essa vantagem faça com que cometam o "menor número de erros possível", de modo a "alcançar bons resultados, que passam sempre pela conquista de uma medalha".

Já no quadro feminino de 420, as estreantes em Mundiais da Juventude, Teresa Camelo/Helena Oliveira acabaram o primeiro dia no 19.º lugar, depois de um 17.º e um 19.º nas duas regatas do dia. As líderes do dia são as espanholas Silvia Depares/Marta Mateu, seguidas por Theres Dahnke/Birte Winkel, da Alemanha, e por Romaniuk/Goralska, da Polónia.

Em Laser Radial e após as duas regatas previstas, Santiago Sampaio e Carolina João terminaram o dia em 19.º e 16.º, respetivamente, destacando-se o nono lugar de Carolina na primeira regata.

Com três regatas terminadas, Francisco Maia e Rui Oliveira, em 29er, terminaram o dia em 16.º, ao passo que a dupla da casa, composta por Vasco Rocha e Salvador Taveira, se encontra na 12.ª posição em SL16, findas três regatas.

Os últimos a sair para a água foram os RS:X, mas muito a tempo de completar as três regatas previstas. O madeirense Frederico Rodrigues terminou em 22.º.

JEC // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

Daymaro Salina: "A equipa está confiante de que vai ganhar"

O FC Porto “está confiante de que vai ganhar” e vai “surpreender” o Sporting de forma a impor ao líder “a primeira” derrota no campeonato no próximo sábado (20h00, Porto Canal/FC Porto TV). As palavras são do capitão, Daymaro Salina, que explicou que “o ponto forte tem de ser a defesa” e o apoio nas bancadas: “É um clássico, esperamos um pavilhão cheio para nos dar uma grande ajuda”. Os Dragões são segundos classificados com 35 pontos, menos quatro do que os lisboetas.