Governo líbio pondera recorrer às forças internacionais para restabelecer segurança

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tripoli, 15 jul (Lusa) -- O governo líbio anunciou hoje estar a estudar a possibilidade de apelar às forças internacionais para ajudarem a restabelecer a segurança, em particular na capital, que desde domingo é cenário de confrontos entre grupos armados.

"O Governo examina a possibilidade de fazer um apelo às forças internacionais no terreno para restabelecer a segurança e ajudar o Governo a impor a sua autoridade", disse o porta-voz do Executivo, Ahmed Lamine, em comunicado.

Segundo o comunicado, estas forças teriam como missão "proteger os civis e as riquezas do Estado e prevenir a anarquia e instabilidade, assim como de dar a oportunidade ao Estado de construir as suas instituições, em particular o exército e a polícia".

O Governo reagiu assim aos confrontos entre grupos armados que causaram o encerramento do aeroporto de Tripoli e provocaram elevados estragos à infraestrutura e aos aviões estacionados na pista.

Segundo o comunicado, 90% dos aparelhos foram afetados, assim como a torre de controlo.

Um centro de manutenção de aviões e um edifício da alfândega ficaram "completamente destruídos", acrescentou a mesma fonte.

O aeroporto de Tripoli está fechado desde domingo na sequência de confrontos violentos desencadeados por um ataque de milícias islamitas da cidade de Misrata que procuram expulsar os seus rivais, as brigadas dos antigos rebeldes da cidade de Zenten que o controlam desde 2011.

Na noite de segunda-feira, o aeroporto foi novamente alvo de "dezenas de 'rockets'", declarou à AFP o responsável da segurança do aeroporto

Al-Jilani al-Dahech, ao referir pelo menos um morto e seis feridos entre os elementos da sua equipa.

O Governo ordenou "a paragem imediata" das hostilidades e a saída dos dois grupos rivais da capital.

Por outro lado anunciou a formação de uma comissão incumbida de encontrar um compromisso entre os dois campos, com vista a pôr fim às hostilidades.

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.