Fábrica das Associações abriu hoje como um dos "legados" de Guimarães2012

| Norte
Porto Canal / Agências

Guimarães, 02 jul (Lusa) - A "Fábrica das Associações" abriu hoje e "representa um dos legados" da Capital Europeia da Cultura (CEC) Guimarães 2012 ao "unir" no "mesmo sítio" a atividade cultural de 35 associações vimaranenses, permitindo desenvolver um "trabalho em rede".

Em declarações à agência Lusa, o presidente do Centro de Arte e Recreios (CAR), Jorge Cristino, explicou que este é um "projeto único" que Guimarães 2012 tornou possível através do programa Tempos Cruzados, dedicado às associações locais.

A Fábrica das Associações reúne num mesmo sítio da internet o programa cultural das associações de Guimarães e que permite às associações trabalhar em "parceria de forma permanente"e "consertar" esforços.

"É um legado decorrente da CEC. Pela primeira vez existe um projeto que coloca todas, ou quase todas, as associações culturais a trabalhar em conjunto", disse.

Segundo Cristino, "esta Fábrica possibilita o trabalho em parceria, de forma permanente mas sem desrespeitar a individualidade de cada associação".

Ou seja, disse, "cada entidade continua a programar o que quer, com quem quer mas tem agora ao dispor de forma mais imediata uma rede de recursos".

No total, a Fábrica das Associações abriu com 35 instituições, "envolvidas na música, artes plásticas, performativas, entre outras vertentes".

Estas associações, adiantou o responsável, "embora programem de forma isolada têm agora acesso ao programa das restantes associações o que permite evitar sobreposições ou até programar espetáculos complementares".

Jorge Cristino apontou ainda "vantagens" para o utilizador: "Agora quem quiser programar atividades no fim de semana, por exemplo, não tem q visitar uma série de sites ou programas para saber o que estão as associações a programar".

Assim, disse, "basta consultarem a Fábrica das Associações e têm acesso a tudo de forma mais imediata, o que representa mais comodidade e rapidez".

Além disso, referiu, "a Fábrica tem uma parte reservada às associações que informa sobre concursos, acesso a verbas europeias, etc".

No entanto, o responsável frisou que "este projeto não colide de forma alguma com a programação cultural oficial da cidade, funcionando, até, como complementar" a esta.

A funcionar apenas online, o objetivo "a médio longo prazo" é "abrir também a Fábrica como sitio físico de impulso à criação artística".

Para já, a Fábrica tem em prateleira 500 eventos, 100 salas, 250 artistas e mais de 400 voluntários.

"Este projeto é, sem dúvida, inédito e é a consequência in extremis do trabalho desenvolvido pelas associações vimaranenses em prol de Guimarães 2012", disse Jorge Cristino.

A Fábrica pode ser visitada, a partir de hoje, no endereço www.fabricadasassociacoes.com

JYCR // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.