Raides aéreos e lançamento de 'rockets' prosseguiram durante a noite no Médio Oriente

| Mundo
Porto Canal / Agências

Jérusalem, 15 jul (Lusa) -- A aviação israelita lançou 25 ataques aéreos sobre a Faixa de Gaza e dois rockets atingiram o sul de Israel esta noite, informou um porta-voz militar, depois de o Egito ter proposto um cessar-fogo a partir de hoje.

"Estes raides aéreos visavam alvos terroristas", afirmou o porta-voz militar.

Segundo a fonte, dois 'rockets' lançados a partir da Faixa de Gaza atingiram o sul de Israel, mas não causaram vítimas ou danos materiais.

O Egito propôs um cessar-fogo, para vigorar a partir das 06:00 de hoje (hora de Lisboa), seguido de negociações. A iniciativa israelita prevê "uma paragem total das hostilidades aéreas, marítimas ou terrestres" das duas partes, a partir de terça-feira, e a abertura de negociações sobre a entrada de bens no enclave palestiniano, que está sujeito a um bloqueio.

O Egito propõe acolher delegações israelitas e palestinianas de alto nível para abrir as discussões, 48 horas depois do início da trégua.

Segundo a rádio pública israelita, o primeiro-ministro e a maioria do Governo são favoráveis à proposta egípcia.

Mas o movimento islamita Hamas, que controla a Faixa de Gaza, rejeitou qualquer cessar-fogo que não inclua um acordo completo sobre o conflito com Israel, declarou o porta-voz Fawzi Barhoum.

O braço armado do Hamas, as Brigadas Ezzedine al-Qassam, rejeitaram igualmente a proposta egípcia, descrevendo-a como uma "rendição" e ameaçaram "intensificar" a luta contra Israel.

O Hamas exige o fim dos bombardeamentos, o fim do bloqueio de Gaza em curso desde 2006, a abertura do posto fronteiriço de Rafah com o Egito, e a libertação de prisioneiros.

FV (RN) // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.