Gabinete de segurança israelita aceita cessar-fogo em Gaza proposto pelo Egito

| Mundo
Porto Canal / Agências

Jerusalém, 15 jul (Lusa) -- O gabinete de segurança israelita, presidido pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, aceitou hoje a proposta de cessar-fogo apresentada pelo Egito, disse um porta-voz do Governo, uma semana depois de ataques continuados terem causado mais de 180 vítimas mortais.

"O gabinete decidiu aceitar a iniciativa egípcia para um cessar-fogo a partir das 09:00 (06:00 GMT)", disse Ofir Gendelman, porta-voz do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, no Twitter.

Os ministros no gabinete de segurança israelita estavam reunidos desde a madrugada de hoje para analisar a proposta, segundo a rádio do exército e a estação de televisão Channel 2.

Na segunda-feira, o Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, congratulou-se pela iniciativa egípcia e apelou às partes para respeitarem o cessar-fogo.

Já o movimento islamita palestiniano Hamas, que controla a Faixa de Gaza, rejeitou a proposta.

Não houve relatos imediatos de disparos de 'rockets' contra Israel depois do prazo para a entrada em vigor do cessar-fogo. Segundo o exército israelita, durante a noite foram lançados dois 'rockets' para o sul de Israel e outros dois disparos foram efetuados cerca de 15 minutos antes da iniciativa egípcia entrar em vigor.

A iniciativa egípcia prevê a "paragem total das hostilidades aéreas, marítimas ou terrestres" e a abertura imediata de negociações, que se propõe acolher e intermediar.

FV (RN) // FV

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.