Mosteiro da Batalha disponibiliza informação em Braille para visitantes cegos

| País
Porto Canal / Agências

Batalha, 15 jul (Lusa) -- O Mosteiro da Batalha, que este ano assinala o 30.º aniversário da classificação como Património Mundial da Humanidade, disponibiliza desde segunda-feira informação em Braille sobre o monumento para o tornar mais inclusivo.

"O objetivo é fazer do monumento um espaço mais inclusivo", disse hoje à agência Lusa o diretor do mosteiro, Joaquim Ruivo, considerando "essencial permitir que o monumento se disponha à leitura de qualquer visitante".

Para o responsável, é "importante que o mosteiro possa ser fruído por todos, incluindo os que têm limitações".

Segundo Joaquim Ruivo, que estima em "algumas dezenas por ano" o número de pessoas invisuais que se deslocam ao monumento, a informação que agora é disponibilizada inclui os principais aspetos históricos e arquitetónicos do monumento.

"Está igualmente a ser testado um guião de visita em Braille, com imagens e plantas em relevo, para permitir ao visitante cego a perceção do espaço, com referência a algumas particularidades históricas e arquitetónicas", acrescentou o diretor do mosteiro.

Joaquim Ruivo esclareceu que se trata de um "documento mais completo que vai chamando a atenção destes visitantes para pormenores do mosteiro", proporcionando-lhes uma "abordagem mais profunda".

O responsável adiantou que está também em preparação "um guião pictográfico, com vista à inclusão de visitantes com outro tipo de necessidades, e um guião de visita em linguagem gestual para incluir no 'site' do monumento" e cuja aplicação "poderá ser descarregada".

O lançamento deste material está previsto para setembro, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, referiu.

"A iniciativa quer proporcionar que pessoas com necessidades educativas de vária ordem, como cognitivas, de visão ou surdez, possam visitar o monumento", acrescentou Joaquim Ruivo, para quem é importante maximizar este projeto de inclusão.

O diretor destacou a parceria que está a permitir implementar este projeto de promoção da inclusão, realçando o trabalho do Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Instituto Politécnico de Leiria, que, com o serviço educativo do mosteiro, permite torná-lo uma realidade.

Mandado erguer por D. João I para assinalar a vitória na Batalha de Aljubarrota, a 14 de agosto de 1385, o Mosteiro de Santa Maria da Vitória integra, há 30 anos, a lista do Património da Humanidade da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Com cerca de 300 mil visitantes, o ano passado o monumento foi, de entre os espaços tutelados pela Direção-geral do Património Cultural, o terceiro mais visitado do país, depois do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém, informou Joaquim Ruivo.

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.