Indonésia passa Brasil como maior desflorestador do mundo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Jacarta, 15 jul (Lusa) - A Indonésia passou o Brasil e tornando-se o maior desflorestador do mundo com quase o dobro da destruição de florestas em 2012, segundo um artigo publicado na revista "Nature Climate Change".

O artigo revela que o arquipélago indonésio perdeu quase o dobro (840.000 hectares) de massa florestal em relação ao Brasil (460.000 hectares) em 2012, ultima data com dados.

A investigadora Belinda Arunarwati Margono, que faz parte do grupo autor do estudo, explicou à agência EFE que o mais preocupante é que a alarmante desflorestação da Indonésia afeta as florestas primárias, massas florestais virgens que são o habitat de inúmeras espécies animais em vias de extinção, tais como tigres, rinocerontes asiáticos e orangotangos.

Margono afirmou que apesar de o Governo indonésio ter aprovado uma moratória em 2011 com a intenção de limitar o abate de florestas nativas, na realidade a medida apenas protege as florestas menos afetadas pelo homem, enquanto deixa outras sem proteção.

"Por esse motivo dividimos as florestas em duas classes na nossa investigação, as que nunca foram alteradas e as que em algum momento sofreram perturbações devido à atividade humana", explicou.

Margono declarou que os investigadores descobriram que 98% das florestas primárias abatidas registaram-se na categoria não abrangida pela moratória, causando uma notável perda de habitats de fauna protegida, enquanto libertou também enormes quantidades de dióxido de carbono para a atmosfera.

O estudo, que se intitula "A perda de cobertura florestal primária na Indonésia entre 2000-2012", foi realizado por um grupo de investigadores da Universidade de Maryland, nos EUA e do World Resource Institute com acesso a dados do Ministério da Administração Florestal da Indonésia.

Segundo os cientistas, desde o início do século a Indonésia perdeu pelo menos 15,79 milhões de hectares de massa florestal, maior que a área de Portugal continental.

Enquanto no período 2000-2012, a área florestal perdida no Amazonas brasileiro caiu uma média anual de 113.800 hectares na Indonésia, o valor aumentou 47.600 hectares todos os anos, um avanço motivado especialmente pela indústria papeleira e de óleo de palma.

Segundo Margono, os resultados do estudo em ilhas como Sumatra, onde 70% das suas florestas foram alteradas ou abatidas, devem servir de advertência para outras zonas do país com menor nível de abate.

" (Sumatra) é no que se irão converter as outras ilhas no futuro se continuar o uso intensivo das florestas. Seguem-se Kalimantan (Bornéu) e Papua que, se não fizerem nada, podem acabar da mesma maneira", afirmou a investigadora, que durante sete anos compilou informação no Ministério da Administração Florestal indonésio.

A Indonésia tem a maior área florestal do mundo apenas atrás do Amazonas e do Congo, sendo que nas florestas indonésias se encontram 10% de todas as plantas do planeta, 12% dos mamíferos, 17% dos pássaros e 16% dos anfíbios-répteis.

Ao mesmo tempo, o país é o maior produtor de óleo de palma do mundo e um dos maiores produtores de papel e madeira, indústrias que com a desflorestação contribuem para que a Indonésia seja o terceiro maior emissor de dióxido de carbono do mundo.

HZL/VM // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.