Sindicato demarca-se do pedido de insolvência da Ambar

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 02 jul (Lusa) -- O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente (SITE) do Norte esclareceu hoje que o pedido de insolvência da Ambar foi apresentado por um grupo de 30 quadros e chefias da empresa, à revelia dos restantes trabalhadores.

"Não foram os trabalhadores da Ambar que, em fevereiro de 2013, requereram a insolvência da empresa. A iniciativa do pedido de insolvência é da responsabilidade de um grupo de 30, constituído na maioria por quadros, diretores e chefias, incluindo uma ex-administradora, e que não consultaram ou forneceram qualquer informação à maioria dos trabalhadores e ao sindicato que acompanhava a situação", informa o SITE Norte em comunicado.

Em causa está a recente divulgação de uma carta enviada ao Governo, à Procuradoria Geral da República e aos grupos parlamentares pelo grupo de trabalhadores que, a 05 de fevereiro passado, requereu a insolvência da empresa de produtos de papelaria.

Nessa missiva, os signatários acusam os administradores de insolvência que acompanham o processo de decidirem o fecho da empresa de produtos de papelaria do Porto em apenas duas reuniões, sem apresentarem qualquer justificação para o efeito, e garantem que a empresa é viável.

Segundo se lê nessa carta, "conscientes e apreensivos com a incapacidade pessoal, técnica e profissional repetida e publicamente confessada pela administração" da empresa, esse grupo de trabalhadores requereu um pedido de insolvência especial, mas apenas com o propósito de permitir "a viabilização da empresa", conforme dizem estar "bem explícito na fundamentação do processo".

No comunicado hoje emitido, o SITE Norte garante que os trabalhadores estão "contra o fecho da Ambar", tendo o "grupo de 30 pessoas" que requereu a insolvência desencadeado "um processo que não podiam controlar e sem medir as suas consequências, acabando por facilitar intenções e objetivos da administração da empresa".

"É lamentável o acompanhamento à situação e medidas assumidas pelos administradores judiciais da insolvência, nomeados pelo tribunal. Mas, infelizmente, a sua atuação, é no essencial, igual à da generalidade dos outros administradores em outros processos, com uma ou outra exceção", sustenta.

Segundo o sindicato, na origem do pedido de insolvência apresentado está "um grupo de quadros e chefias que sempre esteve ao lado da administração, durante anos e anos, até para ajudar a impedir que os trabalhadores se organizassem com eficácia".

"Quando verificou que a situação já não era só difícil para a generalidade dos trabalhadores, mas também os atingiu a eles, decidiu requerer a insolvência em curso, que poderá levar ao encerramento da Ambar, se não for apresentado e aprovado um plano de recuperação na assembleia de credores marcada para 17 de setembro", refere.

Com cerca de 150 trabalhadores, a Ambar passou de uma faturação de 20 milhões de euros em 2010 para seis milhões em 2012, tendo nos últimos anos os funcionários vindo a questionar a qualidade da gestão, marcada por situações de salários em atraso e recurso ao 'lay off' [suspensão temporária do contrato de trabalho].

PD // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.