Bruxelas "aberta" a solução para ENVC, Governo deve decidir-se -- Edite Estrela

| Norte
Porto Canal / Agências

Estrasburgo, França, 02 jul (Lusa) -- A líder da delegação do PS ao Parlamento Europeu instou hoje o Governo a empenhar-se numa solução para os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), apontando que, da parte da Comissão Europeia, há uma "grande abertura".

Em declarações à saída de um encontro com o comissário europeu da Concorrência, Joaquin Almunia, em Estrasburgo (França), no qual participaram também o eurodeputado socialista Correia de Campos, o presidente da Câmara de Viana, José Maria Costa, o deputado de Viana à Assembleia da República, Jorge Fão, e dois representantes da comissão de trabalhadores dos ENVC, Edite Estrela sustentou que o que é necessário é que o Governo decida e "diga qual o futuro que pretende para os estaleiros".

"Este Governo herdou do anterior um plano de reestruturação que poderia ter resolvido a situação dos ENVC, depois apresentou a ideia de que ia privatizar a empresa, depois abandonou também essa ideia, e agora, mais recentemente, vem com a ideia da subconcessão dos terrenos. Portanto, o Governo não tem uma estratégia para os estaleiros, o que é lamentável", disse.

Da parte de Almunia -- que não prestou declarações à imprensa -, Edite Estrela disse ter sentido "grande abertura e grande flexibilidade", sendo por isso apenas necessária "vontade política por parte do Governo e, sobretudo, que o Governo diga o que é que pretende" e que preste a Bruxelas os esclarecimentos e informações adicionais pedidos pela Comissão.

Por seu turno, tanto José Maria Costa como Jorge Fão lamentaram o facto de", até esta data, o ministro" da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, que tem a tutela, não ter tido qualquer "contacto formal ou informal com o comissário" Almunia, para tentar um compromisso que garanta a viabilidade dos Estaleiros Navais de Viana.

ACC // PGF

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.