BE questiona Governo sobre decisão de encerrar quatro escolas em Nelas

| Política
Porto Canal / Agências

Nelas, 14 jul (Lusa) - O Bloco de Esquerda (BE) pretende que o Governo esclareça que critérios estiveram na base da decisão de incluir quatro escolas primárias no concelho de Nelas, todas elas do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim, na lista de encerramentos.

A decisão anunciada pelo Governo visa o encerramento das escolas do 1.º ciclo do ensino básico de Aguieira, Vale de Madeiros, Lapa do Lobo e Póvoa de Santo António, todas elas do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim.

Na pergunta enviada hoje ao Ministério da Educação e Ciência, o deputado Luís Fazenda solicita que seja explicado o porquê da "EB Aguieira estar na lista de escolas a encerrar, se tem mais de 21 alunos e se os resultados a colocam como uma das melhores escolas do país".

"Por que motivo a EB Vale de Madeiros foi colocada na lista, se tem mais de 21 alunos?", refere.

No documento, o deputado do BE pretende saber se o Ministério da Educação considera voltar atrás na sua decisão e manter as quatro escolas em funcionamento.

Aponta ainda que "as escolas do Agrupamento de Canas de Senhorim não reúnem condições para a receção dos alunos das escolas a encerrar", para além de não existir "qualquer centro escolas preparado para o efeito, nem sequer refeitórios que possam dar resposta".

Na semana passada, o executivo da Câmara de Nelas aprovou por unanimidade uma moção de repúdio ao Governo, por ter decretado o encerramento daquelas quatro escolas.

"Tal encerramento é feito sem que em tal decisão tenha sido respeitada a posição da Câmara de Municipal e das juntas de freguesia das localidades envolvidas, autarquias que sempre se manifestaram contra tal encerramento", consideraram.

Na moção, a Câmara de Nelas realça que estes encerramentos manifestam "uma completa falta de respeito do Governo pelos municípios e suas instituições representativas; e o propósito de abandono do interior de Portugal e a desistência de criação de um clima de verdadeira igualdade de oportunidades, também na área nuclear da educação".

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Confira todos os nomes da mesa da Assembleia da República 

José Pedro Aguiar-Branco foi eleito presidente da Assembleia da República (AR), na tarde desta terça-feira, com 160 votos a favor, na sequência de um acordo estabelecido entre o PSD e o PS.

"O interesse nacional é uma legislatura de quatro anos" garante Aguiar-Branco

O presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, propôs-se esta quarta-feira ser um "gerador de consensos" para dar resposta aos problemas e anseios dos portugueses e levar a legislatura até ao fim.

Montenegro apresenta Governo ao Presidente da República esta quinta-feira

Luís Montenegro, primeiro-ministro indigitado, vai apresentar a composição do novo Executivo ao Presidente da República, esta quinta-feira à tarde.