Suspensa condenação à morte de dois culpados da violação de estudante indiana

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nova Deli, 14 jul (Lusa) - O Supremo Tribunal indiano suspendeu hoje a condenação à pena capital de dois homens considerados culpados de terem participado, em Nova Deli, em 2012, na violação coletiva de uma estudante, que morreu em seguida, disse um advogado.

A mais alta jurisdição indiana tomou esta decisão para poder examinar um último recurso dos dois homens, o professor de ginástica Vinay Sharma e o encarregado da limpeza do autocarro, onde ocorreu a violação, Akshay Singh.

"A pena foi suspensa pelo tribunal depois da entrega do recurso", indicou A.P. Singh, o advogado dos dois condenados, que fez também um "pedido especial", que pode ser apresentado por uma parte quando considera ter sido vítima de uma manifesta injustiça ou invoca uma decisão inconstitucional.

"As acusações contra os meus clientes são totalmente falsas, foram acusados erradamente", acrescentou.

"Eles nem estavam em Deli quando este crime ocorreu", indicou.

Quatro homens foram condenados à morte, em setembro, pela violação em dezembro de 2012 de uma estudante. A jovem, de 23 anos, morreu num hospital 13 dias mais tarde, devido aos ferimentos sofridos.

A vítima foi agredida com barra de ferro e violada num autocarro, a 16 de dezembro, quando regressava de uma ida ao cinema com um amigo.

Este caso levou milhares de indianos revoltados a manifestarem-se para denunciar as agressões contra as mulheres no país.

O tribunal de Nova Deli confirmou a pena de morte para os quatro homens, considerando que este "crime atroz" podia ser classificado entre os crimes passíveis da pena capital.

Os dois outros condenados à morte, Mukesh Singh e Pawan Gupta, também já apresentaram um recurso semelhante.

Um quinto acusado, de 17 anos na altura do crime, foi condenado a três anos de prisão.

Um sexto, o motorista do autocarro apresentado como o instigador, foi encontrado morto na cela, em março. As autoridades penitenciárias disseram tratar-se de um suicídio.

EJ // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.