Estudo revela que cólera foi a expressão facial mais vista nos jogos do Campeonato do Mundo

Estudo revela que cólera foi a expressão facial mais vista nos jogos do Campeonato do Mundo
| Mundial 2014
Porto Canal

A expressão facial de cólera foi a mais exibida durante os 64 jogos do Campeonato do Mundo de futebol de 2014, que terminou no domingo, indica um estudo apresentado hoje pelo Laboratório de Expressão Facial da Emoção.

Os resultados do estudo foram obtidos após a análise dos vídeos dos 64 jogos da competição sendo as emoções em estudo a alegria, a tristeza, o medo, a cólera, o desprezo, surpresa e a aversão.

A manifestação da expressão de emoção cólera surgiu muito frequente e intensamente durante o jogo (7/10), seguida da tristeza e da alegria.

O objetivo do estudo, pioneiro ao nível mundial, foi, segundo o seu coordenador, Freitas Magalhães, "verificar a frequência e a intensidade da expressão facial em jogadores provenientes de países e grupos étnicos diferenciados em contexto de competição".

O diretor do laboratório, da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, confirmam que "num quadro de competição, a exibição emocional é também uma demonstração de conduta humana, elevada, por vezes ao extremo da agressividade, pretendendo-se, em primeiro lugar, que os adversários vislumbrem quem tem o poder".

O Laboratório de Expressão Facial da Emoção, o único do género em Portugal, já tinha analisado as expressões faciais no Mundial 2010, tendo obtido resultados semelhantes.

O Mundial2014, que juntou 32 seleções, entre as quais Portugal, começou a 12 de junho e terminou com a vitória da Alemanha.

+ notícias: Mundial 2014

Fernando impossibilitado de representar a Portugal

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a seleção portuguesa e não poderá vestir a camisola das "quinas" no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Scolari revela lista de 23 convocados do Brasil para o Mundial2014 quase sem surpresas

O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, anunciou hoje os 23 convocados para o Mundial de 2014, que decorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, numa lista quase sem surpresas.

Park Chuyoung é a novidade entre os 23 convocados da Coreia do Sul

A inclusão do avançado Park Chuyoung, emprestado pelo Arsenal ao Watford, constitui a principal novidade da lista de convocados da Coreia do Sul, divulgada hoje, para o Mundo2014 de futebol, no Brasil.