Copo Têxtil investe 20ME em nova empresa no México fornecida por Portugal

| Economia
Porto Canal / Agências

(Retira do primeiro parágrafo "multinacional espanhola", ficando apenas "Copo Têxtil")

VERSÃO INTEGRAL CORRIGIDA:

Porto, 14 jul (Lusa) -- A Copo Têxtil vai investir 20 milhões de euros numa fábrica no México, para abastecer novos mercados na América Central e do Norte, o que permitirá à filial portuguesa do grupo aumentar entre 13% e 15% a faturação até 2016.

Em entrevista à agência Lusa, o diretor geral da Copo Têxtil - que produz têxteis para o revestimento de diversas peças do interior automóvel - explicou que algumas das tecnologias e dos tecidos produzidos na futura fábrica do México serão primeiramente tratados em Portugal e posteriormente para ali enviados "para se concluir o processo".

"A fase inicial do processo é feita aqui e depois é terminado lá, o que implica um acréscimo de trabalho em Portugal", afirmou Gilmar Padeiro, estimando que a Copo Têxtil Portugal -- que possui fábricas em Santo Tirso e em S. João da Madeira- venha a aumentar o seu volume de negócios entre 13% e 15%, para 35 milhões de euros, nos próximos dois anos.

De acordo com o responsável, o edifício da nova unidade fabril do México já "está pronto", decorrendo atualmente a fase de instalação de máquinas.

"Prevemos que tudo esteja concluído para arrancarmos a produção no final deste ano", disse, revelando que o investimento previsto até 2020 deverá rondar os 20 milhões de euros.

A nova fábrica arrancará com 30 colaboradores, sendo os cargos de gestão e de direção assumidos por quadros portugueses da empresa, escolhidos para "liderar o projeto" do México.

"Mas, dependendo um pouco do sucesso dos projetos e dos negócios que vamos concluindo, a nossa perspetiva é crescer e ter mais colaboradores", acrescentou Gilmar Padeiro.

À nova unidade caberá abastecer os mercados da América Central e do Norte, nomeadamente o Canadá, México, EUA e Chile, onde a Copo Têxtil atualmente ainda não está presente, prevendo-se que venha a faturar 12 milhões de euros "no prazo de dois a três anos".

De capitais espanhóis, o grupo Copo opera em três áreas de negócio ligadas a componentes automóveis, duas das quais -- tecidos e espumas em bloco -- são dirigidas pelas empresas de Santo Tirso e de S. João da Madeira.

Com quase 200 trabalhadores em Portugal, onde encerrou 2013 com uma faturação de 20 milhões de euros, o grupo está também presente em países como Brasil, México, Alemanha, Eslováquia, República Checa e Espanha.

Entre os principais clientes do grupo estão marcas como a Volkswagen, Skoda, Seat, Audi, Renault, Ford, Hyundai, Opel e Nissan.

A escolha do México para expandir o negócio da Copo Têxtil é justificado pelo facto de este país se ter destacado, nos últimos três anos, como o 8.º maior produtor de veículos do mundo, com 2,8 milhões de veículos fabricados por ano, prevendo-se que, até 2016, suba para o 5.º lugar.

Segundo os dados avançados pela multinacional espanhola, o mercado mexicano tem registado um crescimento de 11% ao ano na produção automóvel, apresentando custos de produção mais baixos do que nos EUA e sendo hoje o 3.º maior mercado do mundo a exportar veículos.

PD //CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.