Espírito Santo Financial Group reduz participação no banco para 20,1%

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 jul (Lusa) -- O Espírito Santo Financial Group (ESFG) anunciou hoje que reduziu a participação que detém no BES, após a venda de 4,99% das ações detidas no banco, para 20,1% do capital.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o ESFG explica que a venda de 4,99% das ações do BES foi feita "para conseguir fundos e permitir ao ESFG satisfazer as suas obrigações de reembolso sob um 'margin loan' [empréstimo para a compra de ações] que permitiu manter a posição de 25% no banco".

"Os fundos da venda, juntamente com certos outros colaterais detidos pelo banco, resultará no pagamento total e final do 'margin loan' e extingue todas as obrigações no seu âmbito", acrescenta o ESFG.

As ações do ESFG mantêm hoje a sua negociação em bolsa suspensa, depois da empresa ter solicitado a suspensão da negociação dos seus títulos e obrigações nas bolsas de Lisboa e do Luxemburgo ao início da manhã de quinta-feira.

Já as ações do Banco Espírito Santo (BES) seguiam, às 09:56, a perderem 6,65% para 0,449 euros, numa sessão com muita oscilação e no dia em Vítor Bento, José Honório e João Moreira Rato assumiram a liderança da instituição.

ICO // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.