EDP Renováveis, BPI e PT lideram ganhos na Bolsa enquanto BES perde quase 7%

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 jul (Lusa) -- O principal índice da bolsa de Lisboa seguia hoje a recuperar 0,72%, com as ações da EDP Renováveis (EDPR), BPI e da PT a avançarem mais de 2% e as do BES a caírem quase 7%.

Pelas 09:56, o PSI20 seguia a ganhar 0,72% para 6.229,42 pontos, com 14 empresas a transacionarem em terreno positivo, três a perderem valor, duas inalteradas, e uma suspensa (a Espírito Santo Financial Group).

A liderarem os ganhos seguiam o BPI, a subir 4,89% para 1,374 euros, a Portugal Telecom (PT), a ganhar 2,34% para 1,877 euros, e a EDP Renováveis, que valorizava-se 2,17% para 5,168 euros.

Já as ações do Banco Espírito Santo seguiam, a esta hora, a perderem 6,65% para 0,449 euros, numa sessão com muita oscilação para estes títulos e no dia em Vítor Bento, José Honório e João Moreira Rato assumiram a liderança da instituição.

O Banco Espírito Santo (BES) comunicou hoje ao mercado a cooptação de Vítor Bento, José Honório e João Moreira Rato para os cargos de presidente, vice-presidente da Comissão Executiva e administrador financeiro da instituição, respetivamente.

"O Banco Espírito Santo, S.A. informa que o Conselho de Administração, hoje reunido, decidiu cooptar (...)Vítor Augusto Brinquete Bento, José Alfredo de Almeida Honório e João de Almada Moreira Rato para as funções de presidente da Comissão Executiva, vice-presidente da comissão executiva, e administrador financeiro".

De acordo com a informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), as nomeações visam substituir "Ricardo Espírito Santo Salgado, José Manuel Pinheiro Espírito Santo e José Maria Espírito Santo Ricciardi, também membros da comissão executiva, que haviam renunciado ao mandato".

JS/ICO // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.