Tailândia inicia preparativos para repatriar refugiados birmaneses

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 14 jul (Lusa) -- A Tailândia iniciou hoje os preparativos para repatriar os refugiados birmaneses, informa a imprensa local.

Os refugiados começaram a ser divididos em grupos, entre os que querem voltar ao país de origem, os que preferem permanecer na Tailândia e os que desejam ser acolhidos por um país terceiro, afirmaram fontes militares ao jornal Bangkok Post.

Estima-se que 130.000 refugiados birmaneses estejam em nove acampamentos instalados ao longo da fronteira, que as autoridades querem encerrar nos próximos 12 meses.

Na quinta-feira passada, o chefe da junta militar tailandesa, Prayuth Chan-ocha, revelou um acordo com o Governo birmanês para repatriar os refugiados e encerrar os acampamentos geridos pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Os que decidam regressar voluntariamente vão receber terrenos e ajuda financeira durante o primeiro ano.

As autoridades tailandesas não explicaram se vão deixar permanecer no país os birmaneses que não queiram regressar ao seu país de origem.

A Birmânia atravessa uma fase de reformas de cariz democrático desde 2011.

No obstante, as autoridades birmanesas enfrentam problemas graves, que envolvem a minoria étnica rohingya e o conflito com a guerrilha kachin no nordeste do país.

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.