Granito de Ponte de Lima promovido com investimento de 400 mil euros

| Norte
Porto Canal / Agências

Ponte de Lima, 02 jul (Lusa) - Uma feira do granito ou novas soluções de produtos urbanos com aquele produto são algumas das áreas que um projeto dinamizado pela Câmara de Ponte de Lima, apresentado hoje, no valor de 400 mil euros, pretende apoiar.

O projeto "Granito das Pedras Finas de Ponte de Lima" pretende "afirmar" aquela atividade, que envolve mais de 30 empresas locais de várias dimensões, através da "valorização e da definição de novos produtos", mas também pela conquista de novos mercados, explicou à Lusa o presidente da Câmara.

"Resulta de ações imateriais que serão levadas cabo, afirmando o granito de Ponte de Lima como um produto de qualidade e certificado", sublinhou Victor Mendes.

O projeto, apresentado publicamente hoje, visa promover a dinâmica económica do Minho na produção do granito, uma atividade típica da região, e envolve ainda o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, através de uma candidatura que contará com 330 mil euros de compartição comunitária já aprovada.

Entre outras ações, está prevista a certificação deste produto e a afirmação comercial da marca "Granito das Pedras Finas de Ponte de Lima" através da sua promoção nacional e internacional, nomeadamente com a realização, naquele concelho, da primeira Feira do Granito, em maio de 2014.

Uma das componentes do programa, recordou ainda Victor Mendes, passa pelo apoio à conceção de novas aplicações e soluções de design, utilizando o granito local.

"Nomeadamente no mobiliário urbano, procurando aliar produtos inovadores à tradição do granito", explicou o autarca.

Está também previsto o apoio a ações com vista à promoção da gestão integrada, ambiental e paisagística, das pedreiras abandonadas no concelho.

Paralelamente, a autarquia tem em curso a instalação do polo empresarial dedicado exclusivamente àquele setor, de forma a "tirar da berma da estrada" a atividade de extração e transformação de granito, como ainda hoje acontece.

"Queremos instalar essas empresas em condições condignas, respeitando as normas ambientais, de ruído e de segurança", referiu.

Segundo Victor Mendes, os terrenos necessários já foram desafetados em 2011, permitindo "uma alteração simplificada" do Plano Diretor Municipal, para depois dar início à intervenção em Arcozelo, numa área de cerca de 15 hectares, através de um plano de urbanização e de um loteamento.

Além do polo empresarial, está igualmente previsto um parque temático do granito, de forma a valorizar aquela atividade económica, mas também para potenciar o produto como atração turística do concelho.

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.

Encontrado corpo de pescador desaparecido no rio Douro em Bragança

O cadáver de um pescador de 54 anos foi recuperado esta terça-feira ao início da noite, pois ter sido dado como desaparecido nas margens do Douro Internacional, em Mazouco, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, disse à Lusa fonte da GNR.