EUA advertem para possibilidade de "conflito generalizado" na Líbia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 13 jul (Lusa) -- Os Estados Unidos expressaram hoje a sua "profunda preocupação" perante os atos de violência continua na Líbia e advertiram que a "perigosa" situação "poderia conduzir a um conflito generalizado" no país africano.

"Afirmamos o nosso apoio à transição democrática da Líbia e exortamos a formação do novo Parlamento o mais rapidamente possível", disse a porta-voz do Departamento de Estado norte-americano Jen Psaki.

A administração norte-americana destacou o "papel vital" da Assembleia para a Redação da Constituição Líbia para a "construção de um novo país" e apelou a que esta possa desenvolver o seu trabalho "sem ingerências ou violência".

"O futuro da Líbia não será assegurado pela força das armas, somente através de um acordo político e do diálogo nacional que permita ao Estado garantir a segurança e o Estado de Direito em todo o país", reiterou Psaki.

Além disso, instou todas as partes a iniciar um diálogo construtivo para resolverem as suas disputas.

O leste da Líbia, em especial a cidade de Bengasi, é cenário desde a queda do regime de Muammar Kadhafi, em 2011, de uma onda de homicídios e atentados que têm tido como alvo membros dos corpos de segurança, ativistas políticos, jornalistas, juízes, advogados, diplomatas e cidadãos estrangeiros.

A incapacidade dos sucessivos governos de transição em estender a sua autoridade e garantir a segurança empurrou a Líbia para uma crise profunda, com a qual terá de lidar o futuro Parlamento.

As eleições legislativas, realizadas a 25 de junho, ficaram marcadas por um ataque a militares, que causou mortos, e uma baixa participação.

FV (RN)// FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.